A utilização das Metodologias Ativas como estratégia pedagógica nas Oficinas Locorregionais do Programa Mais Médicos Para o Brasil, em Fortaleza-Ceará
Palavras-chave:
Metodologias de Ensino, Programa Mais Médicos, Oficinas LocorregionaisResumo
O artigo descreve a experiência da realização de oficinas locorregionais, a partir de uma abordagem pedagógica construtivista, que tiveram como participantes: supervisores, tutores, médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil (de Fortaleza) e apoiadores convidados para o evento. Os encontros ocorreram em parceria com o Sistema Saúde Escola do município de Fortaleza, no período de julho de 2014 a junho de 2016. A metodologia utilizada foi o aprendizado baseado em equipes, o TBL (Team Basic Learning). Como principais resultados, destacaram-se a satisfação com os temas abordados e a valorização do trabalho em equipe na apreensão do conhecimento. Observou-se, ainda, uma atenção mais qualificada na assistência prestada pelos profissionais aos grupos prioritários relativos aos temas abordados nas oficinas. Concluiu-se que a experiência das oficinas locorregionais qualificou o serviço prestado pelos médicos participantes, a partir da valorização dos conteúdos discutidos em cada encontro, fortalecendo a assistência prestada à população do território no qual o profissional participante do Programa Mais Médico está inserido.
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