A utilização das Metodologias Ativas como estratégia pedagógica nas Oficinas Locorregionais do Programa Mais Médicos Para o Brasil, em Fortaleza-Ceará
Palabras clave:
Metodologias de Ensino, Programa Mais Médicos, Oficinas LocorregionaisResumen
O artigo descreve a experiência da realização de oficinas locorregionais, a partir de uma abordagem pedagógica construtivista, que tiveram como participantes: supervisores, tutores, médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil (de Fortaleza) e apoiadores convidados para o evento. Os encontros ocorreram em parceria com o Sistema Saúde Escola do município de Fortaleza, no período de julho de 2014 a junho de 2016. A metodologia utilizada foi o aprendizado baseado em equipes, o TBL (Team Basic Learning). Como principais resultados, destacaram-se a satisfação com os temas abordados e a valorização do trabalho em equipe na apreensão do conhecimento. Observou-se, ainda, uma atenção mais qualificada na assistência prestada pelos profissionais aos grupos prioritários relativos aos temas abordados nas oficinas. Concluiu-se que a experiência das oficinas locorregionais qualificou o serviço prestado pelos médicos participantes, a partir da valorização dos conteúdos discutidos em cada encontro, fortalecendo a assistência prestada à população do território no qual o profissional participante do Programa Mais Médico está inserido.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Cadernos ESP
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.