A utilização das Metodologias Ativas como estratégia pedagógica nas Oficinas Locorregionais do Programa Mais Médicos Para o Brasil, em Fortaleza-Ceará

Autores/as

  • Sâmya Oliveira de Menezes
  • Kilma Wanderley Lopes Gomes

Palabras clave:

Metodologias de Ensino, Programa Mais Médicos, Oficinas Locorregionais

Resumen

O artigo descreve a experiência da realização de oficinas locorregionais, a partir de uma abordagem pedagógica construtivista, que tiveram como participantes: supervisores, tutores, médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil (de Fortaleza) e apoiadores convidados para o evento. Os encontros ocorreram em parceria com o Sistema Saúde Escola do município de Fortaleza, no período de julho de 2014 a junho de 2016. A metodologia utilizada foi o aprendizado baseado em equipes, o TBL (Team Basic Learning). Como principais resultados, destacaram-se a satisfação com os temas abordados e a valorização do trabalho em equipe na apreensão do conhecimento. Observou-se, ainda, uma atenção mais qualificada na assistência prestada pelos profissionais aos grupos prioritários relativos aos temas abordados nas oficinas. Concluiu-se que a experiência das oficinas locorregionais qualificou o serviço prestado pelos médicos participantes, a partir da valorização dos conteúdos discutidos em cada encontro, fortalecendo a assistência prestada à população do território no qual o profissional participante do Programa Mais Médico está inserido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sâmya Oliveira de Menezes

Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.

Kilma Wanderley Lopes Gomes

Doutorado em Saúde coletiva; Médica da Saúde da Família no município
de Fortaleza.

Publicado

2019-10-04

Cómo citar

1.
Oliveira de Menezes S, Wanderley Lopes Gomes K. A utilização das Metodologias Ativas como estratégia pedagógica nas Oficinas Locorregionais do Programa Mais Médicos Para o Brasil, em Fortaleza-Ceará . Cadernos ESP [Internet]. 4 de octubre de 2019 [citado 23 de noviembre de 2024];11(1):60-7. Disponible en: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/114

Número

Sección

Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica