Pré-natal odontológico Fatores determinantes do acesso na Atenção Primária à Saúde

Conteúdo do artigo principal

Armed Furtado Rabelo Mustafa
Leni Lúcia Nobre Moura

Resumo

O acesso à assistência odontológica pelas mulheres durante o pré-natal apresenta barreiras que precisam ser rompidas e para que isso aconteça é necessário que este seja expandido e que esteja mais integrado aos serviços de saúde pública, além de manter o foco nas ações educativas, para que responda adequadamente às necessidades de saúde do binômio mãe-filho. Com o objetivo de compreender os determinantes para o acesso das gestantes à atenção odontológica durante o pré-natal em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), foi realizada no município de Baturité/CE em 2018, uma pesquisa qualitativa observacional, exploratória e descritiva. Entrevistou-se 20 gestantes e 02 dentistas de UAPS da zona rural e zona urbana do município. A categorização das falas pela técnica de Minayo (2012) permitiu a identificação de medos e mitos das gestantes frente ao tratamento odontológico e barreiras funcionais que influenciam o acesso durante a gestação. As gestantes atendidas pela UAPS da zona urbana possuem maior acesso ao atendimento odontológico e o medo frente a procedimentos mais invasivos (anestesia, extração) é comum entre gestantes das duas UAPS.

Detalhes do artigo

Como Citar
1.
Furtado Rabelo Mustafa A, Lúcia Nobre Moura L. Pré-natal odontológico: Fatores determinantes do acesso na Atenção Primária à Saúde. Cadernos ESP [Internet]. 10º de outubro de 2019 [citado 30º de novembro de 2022];12(2):57-66. Disponível em: //cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/144
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Armed Furtado Rabelo Mustafa

1 Cirurgião-Dentista da APS do município de Baturité-CE. Especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Ceará.

Leni Lúcia Nobre Moura

2 Cirurgiã Dentista. Doutora em Saúde Pública, Mestre em Educação em Saúde, Especialista em gestão de Sistemas Locais de Saúde, bolsista do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)