Pré-natal odontológico

Fatores determinantes do acesso na Atenção Primária à Saúde

Autores

  • Armed Furtado Rabelo Mustafa
  • Leni Lúcia Nobre Moura

Palavras-chave:

Acesso aos Serviços de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Odontologia, Cuidado Pré-Natal

Resumo

O acesso à assistência odontológica pelas mulheres durante o pré-natal apresenta barreiras que precisam ser rompidas e para que isso aconteça é necessário que este seja expandido e que esteja mais integrado aos serviços de saúde pública, além de manter o foco nas ações educativas, para que responda adequadamente às necessidades de saúde do binômio mãe-filho. Com o objetivo de compreender os determinantes para o acesso das gestantes à atenção odontológica durante o pré-natal em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), foi realizada no município de Baturité/CE em 2018, uma pesquisa qualitativa observacional, exploratória e descritiva. Entrevistou-se 20 gestantes e 02 dentistas de UAPS da zona rural e zona urbana do município. A categorização das falas pela técnica de Minayo (2012) permitiu a identificação de medos e mitos das gestantes frente ao tratamento odontológico e barreiras funcionais que influenciam o acesso durante a gestação. As gestantes atendidas pela UAPS da zona urbana possuem maior acesso ao atendimento odontológico e o medo frente a procedimentos mais invasivos (anestesia, extração) é comum entre gestantes das duas UAPS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Armed Furtado Rabelo Mustafa

1 Cirurgião-Dentista da APS do município de Baturité-CE. Especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Ceará.

Leni Lúcia Nobre Moura

2 Cirurgiã Dentista. Doutora em Saúde Pública, Mestre em Educação em Saúde, Especialista em gestão de Sistemas Locais de Saúde, bolsista do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará.

Downloads

Publicado

10-10-2019

Como Citar

1.
Furtado Rabelo Mustafa A, Lúcia Nobre Moura L. Pré-natal odontológico: Fatores determinantes do acesso na Atenção Primária à Saúde. Cadernos ESP [Internet]. 10º de outubro de 2019 [citado 28º de março de 2024];12(2):57-66. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/144

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)