Tuberculose

O estigma na visão de gerentes de centros de saúde de Belo Horizonte, MG - Brasil

Autores

  • Ana Paula Barbosa Wendling Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Centro de Pesquisas René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (CPqRR/FIOCRUZ). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Celina Maria Modena Doutora em Ciências. Pesquisadora Visitante do Centro de Pesquisas René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (CPqRR/FIOCRUZ). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Virgínia Torres Schall Doutora em Educação. Pesquisadora Titular do Centro de Pesquisas René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (CPqRR/FIOCRUZ). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Palavras-chave:

Serviços de Saúde, Tuberculose, Pesquisa Qualitativa, Estigma Social, Pacientes

Resumo

O presente artigo buscou analisar como gerentes de diferentes Centros de Saúde de Belo Horizonte, MG, percebem a tuberculose. Trata-se de um estudo qualitativo a partir de entrevistas semi-estruturadas com nove gerentes. Os dados transcritos foram categorizados e interpretados com base na técnica de Análise de Conteúdo. A análise das categorias indicou que é recorrente a referência ao estigma e ao preconceito quanto à própria doença, ao paciente, bem como nas atitudes de alguns profissionais de saúde e familiares dos pacientes. Os relatos foram pontuados por diversos exemplos de como os doentes, seus familiares e a sociedade lidam com essa questão. A presença do estigma, a responsabilização da doença associada ao perfil do paciente e falta de apoio familiar, a ausência de processos de educação permanente e de troca de experiência entre os diversos serviços de saúde indicam prejuízo à atenção à saúde. Tais evidências direcionam para a necessidade de políticas públicas mais efetivas para o controle da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-09-2019

Como Citar

1.
Barbosa Wendling AP, Modena CM, Torres Schall V. Tuberculose: O estigma na visão de gerentes de centros de saúde de Belo Horizonte, MG - Brasil. Cadernos ESP [Internet]. 18º de setembro de 2019 [citado 20º de abril de 2024];4(2):11-8. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/34