Integralidade da atenção e evitabilidade de óbitos perinatais no município de Fortaleza – CE

Autores

  • Jocileide Sales Campos Médica. Doutora em Saúde Pública. Professora Unichristus - Medicina.
  • Maria Helena Prado de Mello Jorge Advogada. Doutora em Saúde Pública. Professora Titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Palavras-chave:

Integralidade, Evitabilidade de Óbitos Perinatais, Informação em Saúde

Resumo

O estudo analisou características dos óbitos perinatais ocorridos em residentes em Fortaleza, 2006, bem como, entrevistas de gestantes e mães usuárias do SUS, visando à compreensão da integralidade da atenção em relação à evitabilidade dos óbitos perinatais. Estudo descritivo e transversal, a partir de dados dos sistemas oficiais de informação em saúde: mortalidade e nascidos vivos. Entrevistas individuais às mães embasaram a abordagem qualitativa, complementar. As principais causas de morte foram: transtornos respiratórios e cardiovasculares (28%), duração da gravidez e crescimento fetal (6,7%), complicações da gravidez, do parto e do trabalho de parto (18,3%), infecções (9,%), malformações congênitas (6,6%).  Idade e escolaridade da mãe foram fatores de risco potenciais evidenciados que, pela disponibilidade de registro, podem ser usados como critérios de evitabilidade em nosso meio, para definir intervenções apropriadas. Apesar de formalmente organizado com foco na integralidade, as práticas dos profissionais dificultam o processo efetivo em Fortaleza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-09-2019

Como Citar

1.
Sales Campos J, Prado de Mello Jorge MH. Integralidade da atenção e evitabilidade de óbitos perinatais no município de Fortaleza – CE. Cadernos ESP [Internet]. 19º de setembro de 2019 [citado 18º de abril de 2024];6(1):29-41. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/37