SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE MEDICINA

Autores

  • Indiamara Deggerone UNESC
  • Amanda Machado Kramel UNESC
  • Gustavo Feier UNESC
  • Fábio Almeida Morais UNESC
  • Larissa Pereira UNESC
  • Kristian Madeira UNESC

Palavras-chave:

Burnout, Medicina, Estudantes

Resumo

INTRODUÇÃO: Burnout é uma síndrome caracterizada por exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal. É uma patologia que atinge profissionais e acadêmicos que têm intenso contato direto com as pessoas. A medicina é uma área particularmente arriscada para o desenvolvimento do Burnout devido às suas características exigentes, extenuantes horas de estudo e pouco tempo de lazer. OBJETIVO: Verificar a síndrome em estudantes de medicina de uma faculdade que utiliza a metodologia Problem Basead Learning (PBL) e o perfil dos sujeitos acometidos e seus sinais e sintomas. MÉTODO: Alunos da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (UNESC) foram entrevistados do primeiro ao último semestre do curso de medicina de uma faculdade na primeira semana de aula e no final do semestre, por meio de questionários autoavaliativos. RESULTADOS: Foi identificada associação entre as três dimensões da Síndrome de Burnout, principalmente em escolares da fase 3 (16,0%); 6 (12,0%) e 7 (12,0%) do curso, sendo que a prevalência foi de 14,4% no início das aulas e 20,6% no final do semestre. CONCLUSÃO: Nossos resultados sugerem que alunos que estão nas primeiras fases do curso apresentam maior risco de desenvolver Burnout, o que se intensifica ao final do semestre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Indiamara Deggerone, UNESC

Medical Course at the University of the Extreme South of Santa Catarina, (UNESC)

Referências

Moreira DS, Magnamo RF, Sakae TN, Nagajewski FL. Prevalence of Burnout syndrome in nursing workers at a large hospital in the southern region of Brazil. Cad. Saúde Pública.2009;25(7):1559-1568.

Maslach D, Goldberg J. Prevention of Burnout: New perspectives. Applprevpsychol.1998;7(1):63-74.

Njim TSJ, Makebe H, Toukam L, Kika B, Fonkou S, Fondungallah J, et al. Burnout Syndrome amongst Medical Students in Cameroon: a cross-sectional analysis of the determinants in pre-clinical and clinical students. Psychiatry Journal. 2019;3(3):1-7.

Dyrbye L, Thomas M, Massie F, Power D, Eacker A, Harper W. et al. Burnout and Suicidal Ideation among U.S. Medical Students. Ann Intern Med.2008;149(5):334-341.

Mori MO, Valente TC, Nascimento LF. Burnout syndrome and academic performance in students from the first to the fourth grade of an undergraduate medical course. Rev bras educ med.2012;36(4):536-540.

IsHak WW,Lederer S,Mandili C,Nikravesh R, Seligman L, Vasa M. et.al. Burnout during residency training: a literature review. Journal of Grad Med Educ.2009;1(2):236-242.

Tyssen R, Vaglum P. Mental health problems among young doctors: an updated review of prospective studies. Harv Rev.Psychiatry. 2002;10(3):154-165.

Costa EFO, Santos AS, Santos AT, MeloEV, AndradeTM. Burnout Syndrome and associated factors among medical students: a cross-sectional study. Clinics. 2012;67(6):573-579.

Guthrie E, Black D, Bagalkote H, Shaw C, Campbell M, Creed F. Psychological stress and burnout in medical students: a five-year prospective longitudinal study. J R Soc Med. 1998;91(5):237-243.

Willcock SM, Daly MG, Tennant CC, Allard BJ. Burnout and psychiatric morbidity in new medical graduates. Med J A. 2004;181(7):357-360.

Pagnin D, Queiroz V. Comparison of quality of life between medical students and young general populations. Educ Health. 2015;28(3):209-212.

Cecil J, McHale C, Hart J, Laidlaw A. Behaviour and burnout in medical students. Med Education Online. 2014;19(1):25-29.

Millan LR, Azevedo RS, Rossi EM, Orlando LN, Millan MB, Arruda PC. What is behind a student's choice for becoming a doctor?. Clinics. 2005;60(2):143-150.

Silva CE, Oliveira A, Nascimento IJB, Couto MH, Simões Hf, Souza L, Cunha, KC. Saúde Mental de Alunos de Medicina Submetidos à Aprendizagem Baseada em Problemas: Revisão Sistemática da Literatura. Rev bras educ med. 2020;44(4):e115.

Moura G, Brito MP, Souza L, Magalhães T. Prevalence and factors associated with burnout syndrome among university students: literature review. Mundo da Saúde. 2019;20(2):280-289.

Frajerman A, Morvan Y, Krebs MO, Gorwood P, Chaumette B. Burnout in medical students before residency: A systematic review and meta-analysis. Eur Psychiatry. 2019;55(1):36-42.

Maia DAC, Maciel RO, Vasconcelos LA. Burnout syndrome in medical students: relationship with the practice of physical activity. Cadernos ESP. 2012;6(2):50-59.

GracinoME, ZittaAL, MangiliOC, MassudaEM. A saúde física e mental do profissional médico: uma revisão sistemática. Saúde Debate. 2016;40(110):244-263.

Brubake JR, Beverly EA. Burnout, Perceived Stress, SleepQuality, and Smartphone Use: A Survey of Osteopathic Medical Students. J Am Osteopath Assoc. 2020;120(1):6-17.

Schwartz GM. O conteúdo virtual do lazer: contemporizando. Licere 2003;2(6):23-31.

Vieira JL, Romera LA, Pereira MC. Lazer entre universitários da área da saúde: revisão da literatura. Ciênc. saúde coletiva.2018;23(12):4221-4229.

Millan LR, Arruda PCV. Assistência Psicológica ao estudante de medicina: 21 anos de experiência. Rev Assoc Med Bras. 2008;54(1):90-94.

Madsen IE, Lange T, Borritz M, Rugulies R. Burnout as a risk factor for antidepressant treatment - a repeated measures time-to-event analysis of 2936 Danish human service workers. J Psychiatr Res. 2015;65:47-52.

Brazeau CM, Schroeder R, Rovi S, Boyd L. Relationships between medical student burnout, empathy, and professionalism climate. Acad Med. 2010;85(10):33-36.

Yu J, Chae S. The mediating effect of resilience on the relationship between the academic Burnout and psychological well-being of medical students. Korean J Med Educ. 2020;32(1):13-21.

Ruotsalainen JH, Verbeek JH, Mariné ASC. Preventing occupational stress in healthcare workers. Med. J. 2016;134(1):92-92.

Downloads

Publicado

19-04-2021

Como Citar

1.
Deggerone I, Machado Kramel A, Feier G, Almeida Morais F, Pereira L, Madeira K. SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE MEDICINA. Cadernos ESP [Internet]. 19º de abril de 2021 [citado 22º de dezembro de 2024];15(1):77-86. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/495
Received 2020-11-29
Accepted 2021-03-31
Published 2021-04-19

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.