SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE MEDICINA
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Palavras-chave

Burnout
Medicina
Estudantes

Como Citar

1.
Deggerone I, Machado Kramel A, Feier G, Almeida Morais F, Pereira L, Madeira K. SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE MEDICINA. Cadernos ESP [Internet]. 19º de abril de 2021 [citado 16º de outubro de 2021];15(1):77-86. Disponível em: //cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/495

Resumo

INTRODUÇÃO: Burnout é uma síndrome caracterizada por exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal. É uma patologia que atinge profissionais e acadêmicos que têm intenso contato direto com as pessoas. A medicina é uma área particularmente arriscada para o desenvolvimento do Burnout devido às suas características exigentes, extenuantes horas de estudo e pouco tempo de lazer. OBJETIVO: Verificar a síndrome em estudantes de medicina de uma faculdade que utiliza a metodologia Problem Basead Learning (PBL) e o perfil dos sujeitos acometidos e seus sinais e sintomas. MÉTODO: Alunos da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (UNESC) foram entrevistados do primeiro ao último semestre do curso de medicina de uma faculdade na primeira semana de aula e no final do semestre, por meio de questionários autoavaliativos. RESULTADOS: Foi identificada associação entre as três dimensões da Síndrome de Burnout, principalmente em escolares da fase 3 (16,0%); 6 (12,0%) e 7 (12,0%) do curso, sendo que a prevalência foi de 14,4% no início das aulas e 20,6% no final do semestre. CONCLUSÃO: Nossos resultados sugerem que alunos que estão nas primeiras fases do curso apresentam maior risco de desenvolver Burnout, o que se intensifica ao final do semestre.

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