SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE MEDICINA
Palavras-chave:
Burnout, Medicina, EstudantesResumo
INTRODUÇÃO: Burnout é uma síndrome caracterizada por exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal. É uma patologia que atinge profissionais e acadêmicos que têm intenso contato direto com as pessoas. A medicina é uma área particularmente arriscada para o desenvolvimento do Burnout devido às suas características exigentes, extenuantes horas de estudo e pouco tempo de lazer. OBJETIVO: Verificar a síndrome em estudantes de medicina de uma faculdade que utiliza a metodologia Problem Basead Learning (PBL) e o perfil dos sujeitos acometidos e seus sinais e sintomas. MÉTODO: Alunos da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (UNESC) foram entrevistados do primeiro ao último semestre do curso de medicina de uma faculdade na primeira semana de aula e no final do semestre, por meio de questionários autoavaliativos. RESULTADOS: Foi identificada associação entre as três dimensões da Síndrome de Burnout, principalmente em escolares da fase 3 (16,0%); 6 (12,0%) e 7 (12,0%) do curso, sendo que a prevalência foi de 14,4% no início das aulas e 20,6% no final do semestre. CONCLUSÃO: Nossos resultados sugerem que alunos que estão nas primeiras fases do curso apresentam maior risco de desenvolver Burnout, o que se intensifica ao final do semestre.
Downloads
Referências
Moreira DS, Magnamo RF, Sakae TN, Nagajewski FL. Prevalence of Burnout syndrome in nursing workers at a large hospital in the southern region of Brazil. Cad. Saúde Pública.2009;25(7):1559-1568.
Maslach D, Goldberg J. Prevention of Burnout: New perspectives. Applprevpsychol.1998;7(1):63-74.
Njim TSJ, Makebe H, Toukam L, Kika B, Fonkou S, Fondungallah J, et al. Burnout Syndrome amongst Medical Students in Cameroon: a cross-sectional analysis of the determinants in pre-clinical and clinical students. Psychiatry Journal. 2019;3(3):1-7.
Dyrbye L, Thomas M, Massie F, Power D, Eacker A, Harper W. et al. Burnout and Suicidal Ideation among U.S. Medical Students. Ann Intern Med.2008;149(5):334-341.
Mori MO, Valente TC, Nascimento LF. Burnout syndrome and academic performance in students from the first to the fourth grade of an undergraduate medical course. Rev bras educ med.2012;36(4):536-540.
IsHak WW,Lederer S,Mandili C,Nikravesh R, Seligman L, Vasa M. et.al. Burnout during residency training: a literature review. Journal of Grad Med Educ.2009;1(2):236-242.
Tyssen R, Vaglum P. Mental health problems among young doctors: an updated review of prospective studies. Harv Rev.Psychiatry. 2002;10(3):154-165.
Costa EFO, Santos AS, Santos AT, MeloEV, AndradeTM. Burnout Syndrome and associated factors among medical students: a cross-sectional study. Clinics. 2012;67(6):573-579.
Guthrie E, Black D, Bagalkote H, Shaw C, Campbell M, Creed F. Psychological stress and burnout in medical students: a five-year prospective longitudinal study. J R Soc Med. 1998;91(5):237-243.
Willcock SM, Daly MG, Tennant CC, Allard BJ. Burnout and psychiatric morbidity in new medical graduates. Med J A. 2004;181(7):357-360.
Pagnin D, Queiroz V. Comparison of quality of life between medical students and young general populations. Educ Health. 2015;28(3):209-212.
Cecil J, McHale C, Hart J, Laidlaw A. Behaviour and burnout in medical students. Med Education Online. 2014;19(1):25-29.
Millan LR, Azevedo RS, Rossi EM, Orlando LN, Millan MB, Arruda PC. What is behind a student's choice for becoming a doctor?. Clinics. 2005;60(2):143-150.
Silva CE, Oliveira A, Nascimento IJB, Couto MH, Simões Hf, Souza L, Cunha, KC. Saúde Mental de Alunos de Medicina Submetidos à Aprendizagem Baseada em Problemas: Revisão Sistemática da Literatura. Rev bras educ med. 2020;44(4):e115.
Moura G, Brito MP, Souza L, Magalhães T. Prevalence and factors associated with burnout syndrome among university students: literature review. Mundo da Saúde. 2019;20(2):280-289.
Frajerman A, Morvan Y, Krebs MO, Gorwood P, Chaumette B. Burnout in medical students before residency: A systematic review and meta-analysis. Eur Psychiatry. 2019;55(1):36-42.
Maia DAC, Maciel RO, Vasconcelos LA. Burnout syndrome in medical students: relationship with the practice of physical activity. Cadernos ESP. 2012;6(2):50-59.
GracinoME, ZittaAL, MangiliOC, MassudaEM. A saúde física e mental do profissional médico: uma revisão sistemática. Saúde Debate. 2016;40(110):244-263.
Brubake JR, Beverly EA. Burnout, Perceived Stress, SleepQuality, and Smartphone Use: A Survey of Osteopathic Medical Students. J Am Osteopath Assoc. 2020;120(1):6-17.
Schwartz GM. O conteúdo virtual do lazer: contemporizando. Licere 2003;2(6):23-31.
Vieira JL, Romera LA, Pereira MC. Lazer entre universitários da área da saúde: revisão da literatura. Ciênc. saúde coletiva.2018;23(12):4221-4229.
Millan LR, Arruda PCV. Assistência Psicológica ao estudante de medicina: 21 anos de experiência. Rev Assoc Med Bras. 2008;54(1):90-94.
Madsen IE, Lange T, Borritz M, Rugulies R. Burnout as a risk factor for antidepressant treatment - a repeated measures time-to-event analysis of 2936 Danish human service workers. J Psychiatr Res. 2015;65:47-52.
Brazeau CM, Schroeder R, Rovi S, Boyd L. Relationships between medical student burnout, empathy, and professionalism climate. Acad Med. 2010;85(10):33-36.
Yu J, Chae S. The mediating effect of resilience on the relationship between the academic Burnout and psychological well-being of medical students. Korean J Med Educ. 2020;32(1):13-21.
Ruotsalainen JH, Verbeek JH, Mariné ASC. Preventing occupational stress in healthcare workers. Med. J. 2016;134(1):92-92.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos ESP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Accepted 2021-03-31
Published 2021-04-19