Perfil dos pacientes em terapia antineoplásica oral em um centro oncológico

Autores

  • Juliene Lima Mesquita
  • Carlos André Moura Arruda
  • Andreza Ferreira de Macêdo

Palavras-chave:

Farmácia, Atenção Farmacêutica, Tratamento Farmacológico, Neoplasia, Oncologia

Resumo

O tratamento do câncer depende das características individuais do paciente.Várias são as formas de tratamento, como cirurgia, quimioterapia, radioterapia ehormonioterapia, de forma individual ou  associadas. Objetiva-se identificar operfil dos pacientes em terapia com medicamentos antineoplásicos orais. Tratasede um estudo de natureza quantitativa, descritiva e retrospectiva do perfil dospacientes em uso de medicamentos antineoplásicos orais em um centro deoncologia, no período de janeiro a dezembro de 2016. Dentre os pacientes, amaioria são mulheres, 68% (n=102), os homens são 32% (n=48). A média deidade dos pacientes foi de 60,04 anos, sendo que o diagnóstico predominantefoi o câncer de mama com 35,3% (n=53), seguido de leucemia mieloide crônica,com 21,3% (n=32). O principal antineoplásico utilizado foi a capecitabina, 32,7%(n=49); e realizaram tratamento anterior com quimioterapia 24,7% (n=84). Oestudo permitiu um maior conhecimento sobre o perfil e a farmacoterapiaempregada no tratamento nos pacientes, demonstrando que a maioria dosindivíduos era do sexo feminino, com idade avançada, sendo que prevaleceu ocâncer de mama e o uso da capecitabina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliene Lima Mesquita

1 Farmacêutica. Especialista em Cancerologia. Egressa do Programa de Residência Integrada em Saúde com ênfase em Cancerologia pela Escola de Saúde Pública do Ceará– RIS/ESP-CE. Fortaleza. Brasil.

Carlos André Moura Arruda

2 Pedagogo. Mestre em Saúde Pública e Doutorando em Saúde Coletiva - DSC/UFC. Fortaleza. Brasil.

Andreza Ferreira de Macêdo

3 Farmacêutica, graduada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo ICTQ. Especialista em Cancerologia - Modalidade Residência Integrada em Saúde, pela Escola de Saúde Pública do Ceará.

Downloads

Publicado

04-10-2019

Como Citar

1.
Lima Mesquita J, André Moura Arruda C, Ferreira de Macêdo A. Perfil dos pacientes em terapia antineoplásica oral em um centro oncológico. Cadernos ESP [Internet]. 4º de outubro de 2019 [citado 29º de março de 2024];12(1):46-5. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/129