PERCEPTION OF PARENTS/CAREGIVERS ABOUT LANGUAGE AND SPEECH THERAPY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v18i1.1669

Keywords:

Primary Health Care, Language Development, Parents, Social Vulnerability, Speech and Hearing Therapy

Abstract

The study aims to analyze the perception of parents/caregivers participating in the program ‘Cresça com seu Filho/Criança Feliz’ about language development in early childhood. It was carried out in Fortaleza, Ceará. The descriptive quantitative study involved 22 parents/caregivers, registered with the program, using questionnaires applied during home visits. The majority reported moments of dialogue and play, highlighting periods of leisure and socializing. However, the children's reading practice was limited. As for speech therapy, half of the participants associated this area predominantly with speech/language. The results point to a positive interaction but reveal gaps in reading practice and partial knowledge about speech therapy, focusing mainly on speech/language.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Lima ILB, Delgado IC, Lucena BTL, Figueiredo LC. Contribuições da realização do diagnóstico institucional para a atuação fonoaudiológica em escolas. Distúrb Comum [Internet]. 2015[citado 2023 Mar 3];27(2):213-224. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view

Wolff GS, Goulart BNG. Percepção dos pais sobre os distúrbios fonoaudiológicos na infância. Journal of Human Growth and Development. 2013[citado 2022 Out 22]; 23(2):177-183. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbcdh/v23n2/pt_09.pdf

Morais RLS, Carvalho AM, Magalhães LC. The environmental context and the child development: Brazilian studies. J Phys Educ [Internet]. 2016[citado 2022 Dez 10];27:e2714. Disponível em: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2714 DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2714

Araujo CMMOD, et al. Políticas Públicas e a Primeiríssima Infância: avanços, limites e desafios. Res, Soc and Dev [Internet]. 2021[citado 2022 Jan 18];10(12):e171101220184. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20184 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20184

Saito RX, Neves MC. Grupo pais bebê: prevenção e intervenção precoce na primeira infância. [trabalho de conclusão de curso]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo [Internet]. 2021[citado 2023 Fev 23]. Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/23270

Gomes ER, Alcântara, AO. Programa Cresça com seu filho: Sua história e seu tempo. XI Jornada Internacional de Políticas Públicas; 2019 Ago 20-23; São Luiz: Universidade Federal do Maranhão; 2019[citado 2022 Out 18]. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2019

Nóbrega NR, Silva CF, Bezerra CC, Breckenfeld MPSM. Screening do Programa de fortalecimento do desenvolvimento da primeira infância. Extensão em ação, Fortaleza [internet]. 2016[citado 2022 Abr 20],2(11). Disponível em: https://doi.org/10.32356/exta.v2.n11.11834

Santana AP. A linguagem na clínica fonoaudiológica: implicações de uma abordagem discursiva. Distúrb comun [internet]. 2001[citado 2022 Nov 26];13(1):161-174. Disponível: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/11282/22755

Defilipo EC, Frônio JS, Teixeira MTB, Leite ICG, Bastos RR, Vieira MT, et al. Oportunidades do ambiente domiciliar para o desenvolvimento motor. Rev. Saúde Pública [Internet]. 2012[citado 2022 Nov 20];46(4):633-41. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-89102012005000040 DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89102012000400007

Pinto FCA, Isotani SM, Sabatés AL, Perissinoto J. Denver II: comportamentos propostos comparados aos de crianças paulistanas. Rev CEFAC [Internet]. 2015[citado 2023 Mar 20];17(4):1262-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0216201517418214 DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0216201517418214

Carvalho AJA, Lemos SMA, Goulart LMHF. Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemática. CoDAS [Internet]. 2016[citado 2023 Mar 20];28(4):470-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782 DOI: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20162015193

Escarce AG, Camargos TV, Souza VC, Mourão MP, Lemos SMA. Escolaridade materna e desenvolvimento da linguagem em crianças de 2 meses à 2 anos. Rev CEFAC [Internet]. 2012[Citado 2022 Nov 20];14(6):1139-45. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-18462011005000144 DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-18462011005000144

Marino E, Pluciennik GA. Primeiríssima infância: da gestação aos três anos: percepções e práticas da sociedade brasileira sobre a fase inicial da vida. Fundação Maria Cecília Souto Vidigal [Internet]. 2013[Citado 2023 Fev 23]. Disponível em: https://issuu.com/fmcsv/docs

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998 [citado 2022 Jan 22]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf

Brasil. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil. [internet] Brasília, DF: Senado Federal; 2016 [citado /2022 Jan 19]. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf

Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: MEC, 1990 [citado 2022 Jan 1]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

Brasil. Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância. Marco Legal da primeira infância. Brasília, 2016 [citado 2022 Jan 1]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13257.htm

Abuchain BO. Importância dos vínculos familiares na primeira infância. São Paulo: Núcleo Ciência pela Infância; 2016 [citado 2022 Jan 18];1:16. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/crianca_feliz/Treinamento_Multiplicadores_Coorde nadores/WP_Vinculos%20Familiares.pdf

Zerbeto AB, Batista CG. Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2016 [cited 2022 Dez 10]; 21(1):203-12. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232015211.12862014. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232015211.12862014

Souza, DIM. Reflexões sobre a prática fonoaudiológica a partir das perspectivas comportamental, cognitivista e interacionista [trabalho de conclusão de curso]. Goiânia: Escola de Ciências Sociais e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás; 2021 [citado 2022 Fev 23]. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3110

Freitas ARM, Nunes L, Machado GM. Importância do brincar no contexto familiar: um estudo de revisão da literatura. Revista Psicologia & Saberes[internet]. 2019 [citado 2023 Mar 21];8(13). Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1082/864

Ledur CS, et al. O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil. Psi rev [Internet]. 2019 [citado 2023 Fev 20];25(1):40-59. Disponível em: https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p40-59 DOI: https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p40-59

Lima Correia L, M. Ildefonso da Silveira D, Sales Campos J, Cavalcante e Silva A, Oliveira Andrade FM, Lessa Horta B. COMPETÊNCIAS FAMILIARES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM ESTUDO DE 2.600 FAMÍLIAS NO ESTADO DO CEARÁ. Cadernos ESP [Internet]. 27º de agosto de 2019 [citado 15º de novembro de 2023];1(1):60- 72. Disponível em:https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/4

Pereira MA. A influência da família no desenvolvimento de linguagem. R1E [internet]. 2021 [citado 2023 Jan 15];1(14):25-9. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/26

Haguette RCB. Linguagem na primeiríssima infância: uma proposta de avaliação clínica fonoaudiológica. In: Giacheti CM. Avaliação da fala e da linguagem: perspectivas interdisciplinares em fonoaudiologia [internet]. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2020 [citado 2023 Jan 28]; 251-271. Disponível em: https://doi.org/10.36311/2020.978-65-86546-87-3 DOI: https://doi.org/10.36311/2020.978-65-86546-87-3.p251-272

Brocchi BS, Stobäus LC. Importância da parentalidade para o desenvolvimento infantil [internet]. Curitiba: Editora CRV; 2020 [citado 2023 Fev 3]. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Juliana-Lucena-4/publication

Jafari SM, Mahadi TST. The best method of reading story books to children. Rev. British Journal of Psychology Research [internet]. 2016 [citado 2023 Abr 18];4(3),1-8. Disponível em: http://www.eajournals.org/wp-content/uploads/The-Best-Method-of-Reading-Story-Books-toChildren...pdf

Vieira SK. A produção do conhecimento e a clínica fonoaudiológica voltadas à linguagem escrita a partir da abordagem sócio-histórica. [dissertação de mestrado] Curitiba: Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Tuiuti do Paraná; 2019 [citado 2023 Abr 20]. Disponível em: https://tede.utp.br/jspui/bitstream/tede/1660/2/A%20PRODUCAO%20DO.pdf

Oliveira SCM. Práticas de letramento na educação infantil: descobrindo a função social da escrita [trabalho de conclusão de curso]. São Leopoldo: FACED/UFRGS; 2010 [citado 2023 Abr 20]. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/36509/000818155.pdf

Medeiros YPOD, Sousa FDOS, Lima MLLTD, Nascimento CMBD. Atividades do fonoaudiólogo do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária (NASF-AP) na perspectiva do apoio matricial. Rev CEFAC [Internet]. 2021 [citado 2023 Jun 15];23(2):e7220. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462021000200503&tlng=en

Campos PRJ, et al. Atuação fonoaudiológica na atenção primária à saúde proposta para prefeitura municipal de Curitiba - PR. Seminário Nacional de planejamento de desenvolvimento. [Internet]. 2013 [citado 2023 Jun 2];11-13. Disponível em: http://utfpr-ct-static-content.s3.amazonaws.com

Santo CE, et al. Conhecimento sobre a atuação fonoaudiológica em um município da região Amazônica. Distúrbios Comun [internet]. 2016 [citado 2023 Jan 15];28(1):142-150. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1567

Guckert SB, Souza CR de, Arakawa-Belaunde AM. Atuação fonoaudiológica na atenção básica na perspectiva de profissionais dos núcleos de apoio à saúde da família. CoDAS [Internet]. 2020 [citado 2023 Abr 20];32(5):e20190102. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20202019102 DOI: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20202019102

Pimentel AGL, Lopes-Herrera SA, Duarte TF. Conhecimento que acompanhantes de pacientes de uma clínica-escola de Fonoaudiologia tem sobre a atuação fonoaudiológica. Rev soc bras fonoaudiol [Internet]. 2010 [citado 2023 Abr 22];15(1):40-6. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516- 80342010000100009 DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-80342010000100009

Published

2024-07-23

How to Cite

1.
da Silva Gomes P, de Cassia Tonocchi R, Nóbrega NR, de Souza Tavares J, Pimenta Natal RM. PERCEPTION OF PARENTS/CAREGIVERS ABOUT LANGUAGE AND SPEECH THERAPY. Cadernos ESP [Internet]. 2024 Jul. 23 [cited 2024 Nov. 21];18(1):e1669. Available from: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/1669
Received 2023-06-23
Accepted 2023-11-22
Published 2024-07-23

Most read articles by the same author(s)