PERCEPCIÓN DE LOS PADRES/CUIDADORES SOBRE EL LENGUAJE Y LA TERAPIA DEL HABLA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v18i1.1669

Palabras clave:

Atención Primaria, Desarrollo del Lenguaje, Progenitores, Vulnerabilidad Social, Logopedia

Resumen

El estudio tiene como objetivo analizar la percepción de los padres/cuidadores participantes del Programa ‘Cresça com seu Filho/Criança Feliz’ sobre el desarrollo del lenguaje en la primera infancia. Fue realizado en Fortaleza, Ceará. El estudio cuantitativo descriptivo involucró a 22 padres/cuidadores, inscritos en el programa, mediante cuestionarios aplicados durante las visitas domiciliarias. La mayoría relató momentos de diálogo y juego, destacando períodos de ocio y socialización. Sin embargo, la práctica de lectura de los niños fue limitada. En cuanto a la logopedia, la mitad de los participantes asoció esta área predominantemente al habla/lenguaje. Los resultados apuntan a una interacción positiva, pero revelan lagunas en la práctica de la lectura y un conocimiento parcial sobre la logopedia, centrándose principalmente en el habla/lenguaje.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Lima ILB, Delgado IC, Lucena BTL, Figueiredo LC. Contribuições da realização do diagnóstico institucional para a atuação fonoaudiológica em escolas. Distúrb Comum [Internet]. 2015[citado 2023 Mar 3];27(2):213-224. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view

Wolff GS, Goulart BNG. Percepção dos pais sobre os distúrbios fonoaudiológicos na infância. Journal of Human Growth and Development. 2013[citado 2022 Out 22]; 23(2):177-183. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbcdh/v23n2/pt_09.pdf

Morais RLS, Carvalho AM, Magalhães LC. The environmental context and the child development: Brazilian studies. J Phys Educ [Internet]. 2016[citado 2022 Dez 10];27:e2714. Disponível em: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2714 DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2714

Araujo CMMOD, et al. Políticas Públicas e a Primeiríssima Infância: avanços, limites e desafios. Res, Soc and Dev [Internet]. 2021[citado 2022 Jan 18];10(12):e171101220184. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20184 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20184

Saito RX, Neves MC. Grupo pais bebê: prevenção e intervenção precoce na primeira infância. [trabalho de conclusão de curso]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo [Internet]. 2021[citado 2023 Fev 23]. Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/23270

Gomes ER, Alcântara, AO. Programa Cresça com seu filho: Sua história e seu tempo. XI Jornada Internacional de Políticas Públicas; 2019 Ago 20-23; São Luiz: Universidade Federal do Maranhão; 2019[citado 2022 Out 18]. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2019

Nóbrega NR, Silva CF, Bezerra CC, Breckenfeld MPSM. Screening do Programa de fortalecimento do desenvolvimento da primeira infância. Extensão em ação, Fortaleza [internet]. 2016[citado 2022 Abr 20],2(11). Disponível em: https://doi.org/10.32356/exta.v2.n11.11834

Santana AP. A linguagem na clínica fonoaudiológica: implicações de uma abordagem discursiva. Distúrb comun [internet]. 2001[citado 2022 Nov 26];13(1):161-174. Disponível: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/11282/22755

Defilipo EC, Frônio JS, Teixeira MTB, Leite ICG, Bastos RR, Vieira MT, et al. Oportunidades do ambiente domiciliar para o desenvolvimento motor. Rev. Saúde Pública [Internet]. 2012[citado 2022 Nov 20];46(4):633-41. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-89102012005000040 DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89102012000400007

Pinto FCA, Isotani SM, Sabatés AL, Perissinoto J. Denver II: comportamentos propostos comparados aos de crianças paulistanas. Rev CEFAC [Internet]. 2015[citado 2023 Mar 20];17(4):1262-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0216201517418214 DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0216201517418214

Carvalho AJA, Lemos SMA, Goulart LMHF. Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemática. CoDAS [Internet]. 2016[citado 2023 Mar 20];28(4):470-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782 DOI: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20162015193

Escarce AG, Camargos TV, Souza VC, Mourão MP, Lemos SMA. Escolaridade materna e desenvolvimento da linguagem em crianças de 2 meses à 2 anos. Rev CEFAC [Internet]. 2012[Citado 2022 Nov 20];14(6):1139-45. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-18462011005000144 DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-18462011005000144

Marino E, Pluciennik GA. Primeiríssima infância: da gestação aos três anos: percepções e práticas da sociedade brasileira sobre a fase inicial da vida. Fundação Maria Cecília Souto Vidigal [Internet]. 2013[Citado 2023 Fev 23]. Disponível em: https://issuu.com/fmcsv/docs

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998 [citado 2022 Jan 22]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf

Brasil. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil. [internet] Brasília, DF: Senado Federal; 2016 [citado /2022 Jan 19]. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf

Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: MEC, 1990 [citado 2022 Jan 1]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

Brasil. Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância. Marco Legal da primeira infância. Brasília, 2016 [citado 2022 Jan 1]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13257.htm

Abuchain BO. Importância dos vínculos familiares na primeira infância. São Paulo: Núcleo Ciência pela Infância; 2016 [citado 2022 Jan 18];1:16. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/crianca_feliz/Treinamento_Multiplicadores_Coorde nadores/WP_Vinculos%20Familiares.pdf

Zerbeto AB, Batista CG. Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2016 [cited 2022 Dez 10]; 21(1):203-12. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232015211.12862014. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232015211.12862014

Souza, DIM. Reflexões sobre a prática fonoaudiológica a partir das perspectivas comportamental, cognitivista e interacionista [trabalho de conclusão de curso]. Goiânia: Escola de Ciências Sociais e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás; 2021 [citado 2022 Fev 23]. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3110

Freitas ARM, Nunes L, Machado GM. Importância do brincar no contexto familiar: um estudo de revisão da literatura. Revista Psicologia & Saberes[internet]. 2019 [citado 2023 Mar 21];8(13). Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1082/864

Ledur CS, et al. O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil. Psi rev [Internet]. 2019 [citado 2023 Fev 20];25(1):40-59. Disponível em: https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p40-59 DOI: https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p40-59

Lima Correia L, M. Ildefonso da Silveira D, Sales Campos J, Cavalcante e Silva A, Oliveira Andrade FM, Lessa Horta B. COMPETÊNCIAS FAMILIARES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM ESTUDO DE 2.600 FAMÍLIAS NO ESTADO DO CEARÁ. Cadernos ESP [Internet]. 27º de agosto de 2019 [citado 15º de novembro de 2023];1(1):60- 72. Disponível em:https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/4

Pereira MA. A influência da família no desenvolvimento de linguagem. R1E [internet]. 2021 [citado 2023 Jan 15];1(14):25-9. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/26

Haguette RCB. Linguagem na primeiríssima infância: uma proposta de avaliação clínica fonoaudiológica. In: Giacheti CM. Avaliação da fala e da linguagem: perspectivas interdisciplinares em fonoaudiologia [internet]. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2020 [citado 2023 Jan 28]; 251-271. Disponível em: https://doi.org/10.36311/2020.978-65-86546-87-3 DOI: https://doi.org/10.36311/2020.978-65-86546-87-3.p251-272

Brocchi BS, Stobäus LC. Importância da parentalidade para o desenvolvimento infantil [internet]. Curitiba: Editora CRV; 2020 [citado 2023 Fev 3]. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Juliana-Lucena-4/publication

Jafari SM, Mahadi TST. The best method of reading story books to children. Rev. British Journal of Psychology Research [internet]. 2016 [citado 2023 Abr 18];4(3),1-8. Disponível em: http://www.eajournals.org/wp-content/uploads/The-Best-Method-of-Reading-Story-Books-toChildren...pdf

Vieira SK. A produção do conhecimento e a clínica fonoaudiológica voltadas à linguagem escrita a partir da abordagem sócio-histórica. [dissertação de mestrado] Curitiba: Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Tuiuti do Paraná; 2019 [citado 2023 Abr 20]. Disponível em: https://tede.utp.br/jspui/bitstream/tede/1660/2/A%20PRODUCAO%20DO.pdf

Oliveira SCM. Práticas de letramento na educação infantil: descobrindo a função social da escrita [trabalho de conclusão de curso]. São Leopoldo: FACED/UFRGS; 2010 [citado 2023 Abr 20]. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/36509/000818155.pdf

Medeiros YPOD, Sousa FDOS, Lima MLLTD, Nascimento CMBD. Atividades do fonoaudiólogo do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária (NASF-AP) na perspectiva do apoio matricial. Rev CEFAC [Internet]. 2021 [citado 2023 Jun 15];23(2):e7220. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462021000200503&tlng=en

Campos PRJ, et al. Atuação fonoaudiológica na atenção primária à saúde proposta para prefeitura municipal de Curitiba - PR. Seminário Nacional de planejamento de desenvolvimento. [Internet]. 2013 [citado 2023 Jun 2];11-13. Disponível em: http://utfpr-ct-static-content.s3.amazonaws.com

Santo CE, et al. Conhecimento sobre a atuação fonoaudiológica em um município da região Amazônica. Distúrbios Comun [internet]. 2016 [citado 2023 Jan 15];28(1):142-150. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1567

Guckert SB, Souza CR de, Arakawa-Belaunde AM. Atuação fonoaudiológica na atenção básica na perspectiva de profissionais dos núcleos de apoio à saúde da família. CoDAS [Internet]. 2020 [citado 2023 Abr 20];32(5):e20190102. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20202019102 DOI: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20202019102

Pimentel AGL, Lopes-Herrera SA, Duarte TF. Conhecimento que acompanhantes de pacientes de uma clínica-escola de Fonoaudiologia tem sobre a atuação fonoaudiológica. Rev soc bras fonoaudiol [Internet]. 2010 [citado 2023 Abr 22];15(1):40-6. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516- 80342010000100009 DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-80342010000100009

Publicado

2024-07-23

Cómo citar

1.
da Silva Gomes P, de Cassia Tonocchi R, Nóbrega NR, de Souza Tavares J, Pimenta Natal RM. PERCEPCIÓN DE LOS PADRES/CUIDADORES SOBRE EL LENGUAJE Y LA TERAPIA DEL HABLA. Cadernos ESP [Internet]. 23 de julio de 2024 [citado 21 de noviembre de 2024];18(1):e1669. Disponible en: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/1669
Recibido 2023-06-23
Aceptado 2023-11-22
Publicado 2024-07-23

Artículos más leídos del mismo autor/a