Sobre Submissões

Responsabilidade dos Autores

Os autores devem submeter seu manuscrito a plataforma, atentando para o material obrigatório solicitado pelo periódico para funcionamento do fluxo (manuscrito com e sem identificação, carta de cessão de direitos autorais e, caso se aplique, parecer do comitê de ética). Na plataforma ele terá acesso a todo o fluxo editorial no qual compete a participação do Autor(es), podendo sanar suas dúvidas com os editores responsáveis, quanto a rejeição, aceitação e publicação de seu manuscrito. 

Ao realizar a submissão os autores já devem ter em mente que seu manuscrito obrigatoriamente passará pelo software anti-plágio e pela avaliação cega de, no mínimo, dois avaliadores externos ao periódico. 

O autor correspondente é aquele que assume a responsabilidade de realizar a comunicação com o periódico durante a submissão do artigo, a revisão por pares e o processo de publicação, deve assegurar que todos os autores revisaram a versão final do manuscrito e concordaram com sua submissão à Cadernos ESP.

O(s) autor(es) é(são) integralmente responsável pela veracidade dos dados, pelo conteúdo do manuscrito que foi submetido e, caso aprovado, será publicado junto a Cadernos ESP.

Eixos 

 - Educação;

 - Saúde Pública/Coletiva;

 - Tecnologias e Inovação;

Categorias de Manuscritos

Editorial

Texto sobre um assunto de interesse para o momento histórico ou a produção de conhecimento com repercussão para Educação, Saúde Pública/Coletiva, Tecnologias e Inovações e suas interfaces. Pode conter até duas páginas, incluindo até quatro referências, se houver.

Artigos Originais

Estudos originais que agregam novas informações à Saúde Pública/Coletiva e suas interfaces. Incluídos nesta categoria os ensaios clínicos randomizados, estudos de caso-controle, coorte, transversais, ecológicos, experimentais ou quase-experimentais, prevalência, incidência, estudos de precisão, relatos de casos (case reports), estudos de caso, avaliação de programas e políticas públicas, análise de custo-efetividade, análise de decisão, estudos de avaliação de desempenho de testes diagnósticos para triagem populacional e os mais variados estudos qualitativos. Os artigos originais devem conter no máximo 12 páginas, incluindo resumos e referências com ênfase nos resultados e discussões. O corpo do artigo é dividido: Resumo, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão/Considerações Finais e Referências (no máximo 30), com no máximo 7 autores.

Revisão

Usar métodos sistemáticos e critérios explícitos de identificação, selecionar e avaliar criticamente pesquisas relevantes para coletar e analisar dados dos estudos incluídos na revisão. Nesta categoria estão incluídas as revisões sistemáticas (com e sem meta-análises), revisão integrativa e revisão de escopo. Os protocolos de revisão devem ser registrados no Prospero (https://www.crd.york.ac.uk/prospero/), ou disponibilizados em algum site de livre acesso, além de serem obrigatórios os protocolos guias para cada tipo de revisão (https://www.equator-network.org/). O artigo deve conter no máximo 18 páginas, incluindo resumos e referências. O corpo do artigo é dividido: Resumo, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão/Considerações Finais e Referências (no máximo 50), com no máximo 6 autores.

Reflexão

Formulação discursiva em profundidade, focalizando um conceito ou construto teórico da Saúde Pública/Coletiva ou área afim; ou discussão sobre um tema específico, estabelecendo analogias, apresentando e analisando diferentes pontos de vista, teóricos ou práticos. O artigo deve conter no máximo 8 páginas, incluindo resumos e referências. O corpo do artigo é dividido: Resumo, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão/Considerações Finais e Referências (no máximo 10), com no máximo 4 autores.

Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica

Estudo que descreve situações práticas em saúde e/ou de inovação tecnológica (ensino, assistência, pesquisa ou gestão), estratégias de intervenção e avaliação da sua eficácia, de interesse para o desempenho e qualificação profissional. Deve conter no máximo 8 páginas, incluindo resumos e referências. O corpo do artigo é dividido: Resumo, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão/Considerações Finais e Referências (no máximo 10), com no máximo 5 autores. 

Imagens Clínicas

Tem como objetivo apresentar imagem(ns) clínica(s) com descrição do(s) caso(s), dados clínicos e análise da imagem. Corpo do texto deve conter resumo de até 300 palavras, em português, inglês e espanhol. Com até cinco imagens. Referências (no máximo 3). Máximo 4 autores. Devem estar em alta resolução (300 dpi), em JPG ou PNG, com no mínimo 8 cm de largura, em arquivos separados do texto. (Saiba mais)

Fotografias

Analisar os sentidos que apresenta a(s) fotografia(s) com narrativas, tempo e espaço que descrevam situações práticas em saúde pública/coletiva e/ou de inovação tecnológica (ensino, assistência, pesquisa ou gestão). Corpo do texto deve conter resumo de até 300 palavras, em português, inglês e espanhol. Com até cinco imagens. Referências (no máximo 3). No máximo 4 autores. Devem estar em alta resolução (300 dpi), em JPG ou PNG, com no mínimo 8 cm de largura, em arquivos separados do texto. (Saiba mais)

Comunicações Breves

Esta categoria de artigos é particularmente adequada para a divulgação de resultados preliminares de projetos de pesquisa cuja relevância para a Saúde Pública recomende sua imediata publicação; resultados obtidos por estudos de campo ou por levantamentos de dados secundários envolvendo pequena complexidade metodológica e elenco restrito de variáveis, com hipóteses inéditas de relevância para a Saúde Pública/Coletiva e áreas afins. O artigo deve conter no máximo 3 páginas, incluindo referências. O corpo do artigo é dividido: Resumo (não poderá exceder 100 palavras), Introdução, Resultados e Discussão, Considerações Finais e Referências (no máximo 10), feito somente por um autor.

Carta ao Editor

No máximo de uma página.

Resposta do autor

No máximo de 250 palavras.A Revista publica contribuições espontâneas que se enquadram em sua política editorial e artigos de especialistas redigidos mediante solicitação.