CIENCIA ABIERTA Y EL NUEVO MODUS OPERANDI DE COMUNICAR EN SALUD

LA EXPERIENCIA ELMO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v15i2.666

Palabras clave:

Institución de investigación, Acceso abierto, Covid-19

Resumen

Describir la experiencia de un sector de investigación de la Escuela de Salud Pública de Ceará en la divulgación de datos preliminares del estudio clínico utilizando el casco Elmo como estrategia de apoyo hospitalario en la lucha contra el Covid-19 a la sociedad. Informe de experiencia, descrito en agosto de 2021, por investigadores del Centro de Investigación Científica de la Escuela de Salud Pública de Ceará. El evento tuvo lugar el 4 de noviembre con la publicación de datos de investigación. Se contó con la participación de 1.400 personas y 4.500 Vistas, siendo transmitido en el canal de YouTube de la Escola de Saúde Pública. Los ponentes fueron los principales creadores de la tecnología. La difusión de los datos de la investigación a la sociedad es necesaria, siendo una iniciativa para mejorar los procesos y desarrollar capacidades para los resultados de las investigaciones que se realizan en la institución.

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Biografía del autor/a

Francisco Jadson Franco Moreira, Escola de Saúde Pública do Ceará

Psicólogo, Mestre em Educação Profissional em Saúde (FIOCRUZ/RJ). Supervisor do Centro de Investigação Científica da Escola de Saúde Pública do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Marcelo Alcantara Holanda, Escola de Saúde Pública do Ceará

Médico. Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Leidy Dayane Paiva de Abreu, Escola de Saúde Pública do Ceará - ESPCE

Doutorado (2020) e Mestrado em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (2017) pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Enfermagem (2015) e Biologia (2010) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Técnica em Meio Ambiente (2012) e Especialista em Gestão Ambiental (2014), área de conhecimento: AMBIENTE E SAÚDE pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Sobral. Foi membro do Grupo de Pesquisa Políticas e Práticas em Enfermagem e Saúde Coletiva (PSPEC) e do Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde e Enfermagem (LAPRACS) da Universidade Estadual do Ceará (2014-2020). Desde a graduação é membro do Grupo de Pesquisa Saúde da Mulher: uma abordagem transformadora das práticas de enfermagem para a promoção da saúde. Foi bolsista do PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE/ PET- SAÚDE /MS/MEC, Sobral (CE) de 2011 a 2014. Foi Conselheira de Saúde Titular do Seguimento de Estudantes de Nível Superior na Categoria Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), do ano de 2012 a 2015. Foi membro do o Projeto de Extensão: Em Sintonia com a Saúde (S@S) através da Web Rádio AJIR da Pró-Reitoria de Extensão - PROEX/UECE. Foi membro do Coletivo Jovem Associação dos Jovens do Irajá/AJIR/Biblioteca 21 de Abril. Tem interesse nas áreas: Saúde Coletiva, Cuidado em Saúde por meio das Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação, Adolescência e Juventudes, Saúde da Mulher, Saúde Ambiental e Saúde Sexual e Reprodutiva. Política da Equidade: Saúde da População Negra, População em Situação de Rua e Saúde da População Indígena, Vigilância em Saúde e Epidemiologia.

Letícia Kelly Costa Silva, Escola de Saúde Pública do Ceará

Enfermeira. Escola de Saúde Pública do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Marcos Augusto de Paula Santos, Escola de Saúde Pública do Ceará

Enfermeiro. Escola de Saúde Pública do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil.

 

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Publicado

2021-12-07

Cómo citar

1.
Franco Moreira FJ, Alcantara Holanda M, Paiva de Abreu LD, Costa Silva LK, de Paula Santos MA. CIENCIA ABIERTA Y EL NUEVO MODUS OPERANDI DE COMUNICAR EN SALUD: LA EXPERIENCIA ELMO. Cadernos ESP [Internet]. 7 de diciembre de 2021 [citado 3 de julio de 2024];15(2):48-52. Disponible en: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/666

Número

Sección

Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica

Categorías

Recibido 2021-08-25
Aceptado 2021-09-14
Publicado 2021-12-07

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