Saúde, ambiente e qualidade de vida

Reflexões da experiência da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Fortaleza-CE

Autores

  • Maria José Melo Ramos Fisioterapeuta do Programa em Residência Multipro&ssional em Saúde da Família e Comunidade. Sistema Municipal de Saúde Escola de Fortaleza-Ce.
  • Maria Iracema Capistrano Bezerra Fisioterapeuta. Mestre em Saúde Coletiva. Preceptora de Categoria do Programa em Residência Multipro&ssional em Saúde da Família e Comunidade. Sistema Municipal de Saúde Escola de Fortaleza- Ce.
  • Georgia Medeiros Paiva Profissional de Educação Física. Mestre em Saúde Coletiva. Preceptora de Território do Programa em Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Sistema Municipal de Saúde Escola de Fortaleza-Ce.

Palavras-chave:

Saúde, Qualidade de Vida, Ambiente, Territorialização

Resumo

Relatar a experiência do processo de territorialização do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (PRMSFC) de Fortaleza, no estado do Ceará, relacionando qualidade de vida, território e processo saúde/doença. Relato de experiência com observação participante e pesquisa-ação sobre o processo de territorialização do PRMSFC de março a setembro de 2012. Houve a sistematização e a Categorização Empírica dos resultados em quatro eixos: Qualidade dos Serviços de Saúde, Saúde Ambiental, Articulação Comunitária e Qualidade de Vida (QV). Sabe-se que a QV sempre vai depender da interseção das diversas Políticas Públicas, percebendo o quanto as características do lugar interferem no desenvolvimento dos processos de adoecimento e no conceito de saúde para cada indivíduo. Percebeu-se que saúde não se faz só nas unidades de saúde e de forma individual. Pelo contrário, fazem-se necessárias ações coletivas, de forma integrada e articulada com todos os níveis de atenção e a rede de serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-09-2019

Como Citar

1.
José Melo Ramos M, Iracema Capistrano Bezerra M, Medeiros Paiva G. Saúde, ambiente e qualidade de vida: Reflexões da experiência da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Fortaleza-CE. Cadernos ESP [Internet]. 30º de setembro de 2019 [citado 19º de abril de 2024];7(2):53-65. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/84

Edição

Seção

Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica