EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM TÉCNICOS DE ENFERMAGEM EM CASOS DE ÓBITO
DOI:
https://doi.org/10.54620/cadesp.v18i1.1800Palavras-chave:
Morte, Luto, Cuidado de Enfermagem, Educação em saúdeResumo
Objetiva-se relatar uma ação educativa em saúde com técnicos de enfermagem que atuam no setor de Transporte de um hospital geral frente ao trabalho em casos de óbito e reconhecimento de corpos de pacientes. Foram realizados seis encontros grupais, conduzidos por duas psicólogas, com a participação de quinze técnicos de enfermagem. Os profissionais falaram sobre as suas vivências, referindo-se às dificuldades enfrentadas no manejo com as reações emocionais dos familiares, com a postura dos agentes funerários e com a estrutura do velório. As psicólogas realizaram a escuta e o acolhimento das demandas, bem como desenvolveram um processo de educação em saúde acerca da morte e do luto. Também foram construídas estratégias institucionais para o acolhimento do familiar em casos de óbito, com a interação entre Psicologia, Transporte e Serviço Social. Reconhece-se, portanto, a importância da interprofissionalidade e da educação permanente em saúde para o aprimoramento do cuidado humanizado em saúde.
Downloads
Referências
Reis TC, Figueiredo MF, Souza LP, Silva JR, Amaral AK, Messias RB, Leite MT, Rodrigues Neto JF. Educação em saúde: aspectos históricos no Brasil. J. Health Sci. Inst. 2013; 31(2): 219-223.
Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 198/GM/MS de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Brasília, Ministério da Saúde, 2004.
Ariès P. A história da morte no Ocidente: Da Idade Média aos nossos dias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1977/2012.
Monteiro MC. A morte e o morrer em UTI: Família e equipe médica em cena. Curitiba: Appris, 2017.
Kovács MJ. Sofrimento da equipe de saúde no contexto hospitalar: cuidando do cuidador profissional. O Mundo da Saúde. 2010, 34(4): 420-9. DOI: https://doi.org/10.15343/0104-7809.20104420429
Kernkraut AM. Atuação com a equipe de saúde. In Kernkraut AM, Silva AL, Gibello J, organizadores. O psicólogo no hospital: da prática assistencial à gestão do serviço. São Paulo: Blucher, 2017: 195-213.
Figueiredo MF, Rodrigues-Neto, JF, Leite, MT. Modelos aplicados às atividades de educação em saúde. Rev. bras. enferm. 2010, 63(1): 117-121. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71672010000100019
Oliveira G, Saltori GC, Feiten ML, Brito TA. Cartilha - Como ajudar alguém em luto [recurso eletrônico]. Curitiba: Laboratório de Psicopatologia Fundamental UFPR, 2020. Disponível em: https://convida.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2020/06/como_ajudar_alguem_em_luto_oficial.pdf
Siqueira-Batista R, Gomes AP, Albuquerque VS, Cavalcanti FO, Cotta RMM. Educação e competências para o SUS: é possível pensar alternativas à(s) lógica(s) do capitalismo tardio? Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2013, 18(1): 159-170. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232013000100017 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232013000100017
Sarreta FO, Liporoni AA, Bisco GC, Santos ET, Lima ED, Silveira DH. Educação permanente de trabalhadores da saúde em tempos de pandemia. Cadernos ESP. 2022, 16(3): 24-32. DOI: https://doi.org/10.54620/cadesp.v16i3.855 DOI: https://doi.org/10.54620/cadesp.v16i3.855
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos ESP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Accepted 2024-01-29
Published 2024-09-13