A ENFERMAGEM E OS DESAFIOS E POTENCIALIDADES DAS VISITAS DOMICILIARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v17i1.1504

Palavras-chave:

Enfermagem, Visita Domiciliar, Estratégia Saúde da Família, Serviços de Assistência Domiciliar, Assistência à Saúde Mental

Resumo

Analisar os desafios e potencialidades envolvidos na atuação do enfermeiro frente ao atendimento domiciliar. Estudo descritivo, qualitativo, realizado com 25 enfermeiros, em 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 2 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em Quixadá, Ceará, em 2022. O processo de coleta de dados foi realizado remotamente por meio eletrônico, utilizando-se o WhatsApp para a captação dos participantes, e para o preenchimento dos formulários, e compilação dos resultados, o Google Forms. Para os dados quantitativos, utilizou-se o software IBM SPSS versão 20, e para os dados qualitativos, utilizou-se o conteúdo de Yin. Os desafios citados foram: acesso, falta de insumos, áreas descobertas, medicocentrismo, entre outros. As potencialidades foram: garantia de acesso, reconhecimento pessoal, familiar e comunitário, manutenção do vínculo, entre outras.  Os achados exibem a necessidade de modificação do padrão de assistência domiciliar atual, visando a melhora da qualidade de trabalho e cuidado prestado.

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Biografia do Autor

Maria Isabelly Fernandes da Costa, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE - Brasil.

Enfermeira pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza-FGF. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará -UFC. Integrante do grupo de pesquisa : Projeto AIDS: Educação e Prevenção da Universidade Federal do Ceará. Possui experiência profissional à docência no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC

Vitória Costa Oliveira, Escola de Saúde Pública do Ceará. Fortaleza, CE - Brasil.

Enfermeira Residente vinculada a Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE), no componente comunitário, com ênfase em Saúde da Família e Comunidade

Gabrielle Karen Almeida Rocha, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE - Brasil.

Enfermeira, pós-graduada em Unidade de Terapia Intensiva pelo programa de Residência Multiprofissional da Universidade Federal do Ceará e pós-graduada em Gerenciamento em Enfermagem pela Faculdade Unyleya

Francisco Everson da Silva Costa, Escola de Saúde Pública do Ceará. Fortaleza, CE - Brasil.

Everson Costa. Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Técnico em Meio Ambiente pela Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva. Técnico em Processamento de Dados pela Easycomp Tecnologia de Ensino em Computação. Residente em Saúde Mental Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP-CE). Atuante no CAPS II e no CAPS álcool e outras drogas do município de Quixadá-CE

Aleide Barbosa Viana, Centro Universitário Católica de Quixadá. Fortaleza, CE - Brasil.

docente do Centro Universitário Católica de Quixadá e preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Escola de Saúde Pública] 

Rose-Eloíse Holanda, Faculdade Dom Adélio Tomasin. Fortaleza, CE - Brasil.

Enfermeira. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará (2018). Especialista em Terapia Intensiva pela Faculdade Farias Brito (2011); Docência do Ensino Superior, pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (2016). Participante do Projeto de Extensão Promoção da Saúde na Comunidade Cafundó, Choró-CE. Atuou como Preceptora do Programa PET Saúde (UNICATÓLICA, 2015) e PET Saúde GraduaSUS (UNICATÓLICA/UECE Fortaleza, 2018.

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Publicado

27-12-2023

Como Citar

1.
Borges de Ávila AK, Fernandes da Costa MI, Costa Oliveira V, Almeida Rocha GK, da Silva Costa FE, Barbosa Viana A, Holanda R-E. A ENFERMAGEM E OS DESAFIOS E POTENCIALIDADES DAS VISITAS DOMICILIARES. Cadernos ESP [Internet]. 27º de dezembro de 2023 [citado 22º de dezembro de 2024];17(1):e1504. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/1504
Received 2023-01-24
Accepted 2023-09-11
Published 2023-12-27

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