METODOLOGIA ATIVA COM ACOMPANHANTES NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v18i1.1856

Palavras-chave:

Lesão por pressão, Prevenção, Educação em saúde

Resumo

Relatar uma estratégia educacional realizada com cuidadores e familiares de pacientes hospitalizados na prevenção de lesão por pressão com uso de metodologia ativa. Trata-se de um relato de experiência sobre a aplicação de uma estratégia educacional acerca das práticas de prevenção de lesão por pressão. Foi realizado por uma acadêmica de enfermagem, estomaterapeutas e colaboradores de um hospital público acreditado no mês de dezembro de 2023, sendo desenvolvido em três momentos: Orientações, Metodologia ativa e Síntese de Conteúdo. Utilizou-se o método observação participante para a análise dos dados. Participaram 27 familiares, cuidadores e acompanhantes. Observou-se que a maioria dos participantes desconheciam as estratégias utilizadas na prevenção das lesões e, por meio da ação educativa, foi possível capacitar e envolvê-los no cuidado ao paciente, incluindo nas práticas de prevenção. Desse modo, a colaboração entre profissionais, familiares e pacientes visa a melhoria contínua dos serviços e da qualidade da assistência prestada proporcionando uma boa experiência para o paciente.

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Biografia do Autor

Débora Xavier, Centro Universitário Paraíso, Juazeiro do Norte/CE - Brasil.

Discente do 10° semestre do curso de Enfermagem pelo Centro Universitário Paraíso – UniFAP. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva - NUEPESC (2019-2021). Secretária Executiva da Liga Acadêmica de Enfermagem Especializada em Prevenção e Tratamento do Pé Diabético – LAENPE (2022-2023).

Yterfania Soares Feitosa, Centro Universitário Paraíso, Juazeiro do Norte/CE - Brasil.

Mestre em Tecnologia e Inovação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR; Especialista em Estomaterapia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente Enfermeira Estomaterapeuta do ISGH - Instituto Saúde e Gestão Hospital; Docente do curso de enfermagem na Universidade Paraiso - UNIFAP.

Fernanda Gadelha Severino, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Fortaleza/CE - Brasil.

Mestre em Fisioterapia - UFRN.  MBA em Gestão, Inovação em Serviços de Saúde - PUCRS, Gerente de Ensino e Pesquisa no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar - ISGH.

Leonice dos Santos Morais, Hospital Regional do Cariri, Juazeiro do Norte/CE - Brasil.

Enfermeira pela Universidade Regional do Cariri (2005). Epecialista em Enfermagem Neonatal (2009). Enfermeira há 10 anos no Hospital Regional do Cariri-HRC, passando por áreas assistenciais, serviço de controle de infecção hospitalar e Ensino e pesquisa. Experiência na área de coordenação de equipe de enfermagem, com ênfase em atendimento pediátrico, onde atuou como responsável técnica. Fez diversos cursos e congressos desde 2002. Foi preceptora de estágios de cursos de graduação de duas faculdades na região do Cariri.

Anna Philomena de Alencar Brito Terceiro, Hospital Regional do Cariri, Juazeiro do Norte/CE - Brasil.

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (2000), especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE EM AMBIENTES HOSPITALARES pela Escola de Saúde Pública do Ceará (2015) e especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Atualmente é ASSESSOR TÉCNICO do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Raquel Lucena Nicodemo, Hospital Regional do Cariri, Juazeiro do Norte/CE - Brasil.

Enfermeira, Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão da Qualidade em Ambientes Hospitalares pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) e em Educação Permanente em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Acompanha, planeja, executa e analisa as ações de Educação Permanente, atuando no setor de Ensino e Pesquisa do Hospital Regional do Cariri (HRC), Hospital Terciário da Rede Estadual da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), que possui o título de Acreditado com Excelência - Nível III pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Atua, também, como enfermeira assistencial no Hospital Regional Dr. Tarcísio de Vasconcelos Maia (HRDTWM), em Mossoró-RN, no Pronto Socorro. É membro da Comissão de Segurança do Paciente - COSEP do Hospital Regional do Cariri (HRC)] 

Jamille Soares Moreira Alves, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Fortaleza/CE - Brasil.

Mestre em Ciências Fisiológica - UECE. MBA em Economia e Avaliação e Tecnologia em Saúde - FECS/HAOC. Assessora Técnica Pesquisa no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar - ISGH. Fisioterapeuta UTI Neonatal - MEAC/EBSERH.

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Publicado

13-09-2024

Como Citar

1.
Xavier D, Feitosa YS, Severino FG, Morais L dos S, Terceiro AP de AB, Nicodemo RL, Alves JSM. METODOLOGIA ATIVA COM ACOMPANHANTES NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO. Cadernos ESP [Internet]. 13º de setembro de 2024 [citado 13º de outubro de 2024];18(1):e1856. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/1856

Edição

Seção

Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica

Categorias

Received 2024-01-26
Accepted 2024-03-10
Published 2024-09-13

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