ANÁLISE COMPARATIVA DOS TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS REALIZADOS NO ESTADO DO CEARÁ NOS ANOS DE 2006 e 2007

Autores

  • Lucilane Maria Sales da Silva Enfermeira Doutora em Enfermagem, docente do curso de graduação em Enfermagem e do Mestrado Acadêmico em Cuidados Clínicos em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará.
  • Francisca Norma Albuquerque de Araújo Enfermeira do Hospital Montiklinikum, Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará.
  • Leilson Lira de Lima Acadêmico de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará. Bolsista PIBIC/CNPq.
  • Lúcio Hélio Pereira de Almeida Odontólogo, Especialista em Implantodontia e Periodontia.
  • Maria de Fátima Bastos Nóbrega Enfermeira do Hospital Universitário Walter Cantídio, Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará.
  • Paulo César de Almeida Estatístico, Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará, Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Odontologia da Universidade Federal do Ceará.

Palavras-chave:

Transplante de órgãos, Epidemiologia, Epidemiologia descritiva

Resumo

Objetivamos realizar análise comparativa da epidemiologia dos principais transplantes de órgãos realizados no estado do Ceará nos anos de 2006 e 2007. Estudo descritivo e quantitativo. A população constou do registro de todos os transplantes de órgãos realizados no estado do Ceará nos anos de 2006 e 2007, que constavam na Central de transplantes do estado. Foram elaboradas tabelas e gráfi cos, com dados comparativos dos transplantes realizados. A pesquisa foi submetida à apreciação de um Comitê de Ética e Pesquisa. Houve um aumento do número de transplantes cardíacos de 3,4% em 2006 para 4,7% em 2007, já a porcentagem dos transplantes hepático e renal diminuiu, considerandose o número de casos totais em cada ano. No entanto, o transplante que mais aumentou em número de realização de um ano a outro foi o de córnea. Fato explicado pela criação do banco de olhos, ainda no ano de 2006. Apesar de haver um grande percentual de notifi cações a efetivação dos transplantes não é satisfatória. Concluímos ser necessário repensar a política de doação e captação de órgãos no estado do Ceará, atuando nos pontos considerados sensíveis a este processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-09-2019

Como Citar

1.
Maria Sales da Silva L, Albuquerque de Araújo FN, Lira de Lima L, Pereira de Almeida LH, Bastos Nóbrega M de F, de Almeida PC. ANÁLISE COMPARATIVA DOS TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS REALIZADOS NO ESTADO DO CEARÁ NOS ANOS DE 2006 e 2007 . Cadernos ESP [Internet]. 17º de setembro de 2019 [citado 23º de abril de 2024];3(1):40-6. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/27