Indicadores de Saúde Bucal da Atenção Básica no Estado do Ceará

Análise Crítica

Autores

  • Patrí­cia Maria Costa de Oliveira Cirurgiã-dentista. Doutoranda em Odontologia.Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem.Universidade Federal do Ceará.
  • Léa Maria Bezerra de Menezes Cirurgiã-dentista.Doutora em Radiologia Odontológica.Professora Adjunta das Disciplinas de Saúde Bucal Coletiva e Odontologia Legal da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem.Universidade Federal do Ceará.
  • Maria Vieira de Lima Santrain Cirurgiã-dentista.Pós-Doutora em Odontologia.Professora das Disciplinas de Saúde Bucal Coletiva da Universidade de Fortaleza.
  • Paulo César de Almeida 4 Estatístico.Doutor em Saúde Pública.Professor da Disciplina de Bioestatítica do Departamento de Saúde Pública. Universidade Estadual do Ceará.
  • Maria Eneide Leitão de Almeida Cirurgiã-dentista.Doutora em Odontologia Preventiva e Social.Professora Adjunta das Disciplinas de Saúde Bucal Coletiva da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem.Universidade Federal do Ceará.

Palavras-chave:

Indicadores Básicos de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Saúde Bucal

Resumo

O monitoramento e a avaliação nos serviços de saúde são etapas imprescindíveis na implantação das políticas de saúde. Neste sentido, este estudo objetivou analisar os indicadores de Saúde Bucal do Pacto da Atenção Básica no Estado do Ceará, verificando o percentual de cobertura populacional por equipes de Saúde da Família (ESF) e Saúde Bucal (ESB) e a apresentação dos indicadores de Saúde Bucal na série histórica proposta. Foram compilados dados referentes à cobertura populacional das ações de Saúde da Família e Saúde Bucal e os indicadores de Saúde Bucal do Pacto da Atenção Básica preconizados pelo Ministério da Saúde, no âmbito do Estado do Ceará, utilizando-se informações relativas à série histórica entre os anos de 2001 e 2007. No ano de 2001, o Ministério da Saúde iniciou o repasse financeiro para os municípios, como incentivo para a inserção de cirurgiões-dentistas nas equipes de Saúde da Família no Brasil. Os dados foram obtidos em sítio eletrônico do Ministério da Saúde e complementados pelos relatórios do Núcleo de Atenção à Saúde Bucal da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Foram dispostos em tabelas do Programa Excel, sendo consideradas estatisticamente significantes as análises cujo valor de p fosse menor do que 0,05. Tais dados foram processados no Programa SPSS. Os resultados foram analisados por intermédio de regressão linear e associação entre variáveis, cuja análise demonstrou que houve crescimento percentual estatisticamente significante de cobertura populacional por equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, porém, não houve melhoria significante nos indicadores de Saúde Bucal, evidenciando-se sua estagnação no decorrer da série histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-09-2019

Como Citar

1.
Costa de Oliveira PM, Bezerra de Menezes LM, Vieira de Lima Santrain M, César de Almeida P, Leitão de Almeida ME. Indicadores de Saúde Bucal da Atenção Básica no Estado do Ceará : Análise Crítica . Cadernos ESP [Internet]. 19º de setembro de 2019 [citado 22º de janeiro de 2025];5(1):29-36. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/44

Edição

Seção

Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica