Uso de entrevista motivacional em dependentes de crack

Autores

  • Raul de Castro Alves Nepomuceno Médico. Universidade Federal do Ceará (UFC); Pós-Graduação em Medicina de Família e Comunidade. UFC; Médico-Residente em Psiquiatria. Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM).
  • Alexandre Menezes Sampaio Médico. Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Farmacologia pela UFC.Coordenador da Residência em Psiquiatria do Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM); Supervisor de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental; Coordenador do Módulo de Dependência Química; Supervisor de Interconsulta no HGWA; Coordenador da Sessão Clínica do Internato (HSMM); Professor do Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza.
  • Edmar Freitas Filho Acadêmico de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) - 8° Semestre.

Palavras-chave:

Dependência, Química, Crack, Entrevista, Recaída

Resumo

O objetivo deste artigo é rever estudos científicos que utilizaram a Entrevista Motivacional (EM) como instrumento terapêutico contra dependência ou abuso ao ?crack? com o propósito de avaliar sua efetividade em relação a outras abordagens ou grupo controle. A metodologia empregada foi uma revisão bibliográfica da literatura científica sobre Entrevista Motivacional, prioritariamente por meio de pesquisa no Pubmed, Medline, Cochrane, Lilacs, Scielo. A literatura é essencialmente escassa quando se trata do uso da EM no tratamento da dependência ao ?crack?. Nesta revisão, foram identificados dezoito estudos científicos e outras duas publicações sobre o tema. Os estudos científicos encontrados sobre eficácia da EM, apesar de escassos, mostram que essa abordagem apresenta resultados satisfatórios no tratamento da dependência ao crack ou cocaína.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-09-2019

Como Citar

1.
Alves Nepomuceno R de C, Menezes Sampaio A, Freitas Filho E. Uso de entrevista motivacional em dependentes de crack. Cadernos ESP [Internet]. 19º de setembro de 2019 [citado 29º de março de 2024];4(2):48-53. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/59