O olhar dos cirurgiões dentistas da Estratégia Saúde da Família para a saúde mental dos usuários

Autores

  • Thaís Rocha Fleury Curado Odontóloga. Especialista em Prótese Dentária pelo Hospital Geral do Exército de Fortaleza (HGeF) e Residência Multiprofi ssional em Saúde da Família e Comunidade (SMSE)
  • Evelyne Nunes Ervedosa Bastos Psicóloga e psicodramatista. Especialista em Saúde Mental; Gestão de Sistema e Serviços de Saúde e Psicologia Clínica. Mestre em Saúde Pública.

Palavras-chave:

Saúde da Família, Saúde Bucal, Saúde Mental

Resumo

O presente estudo reapresenta o intuito de repensar a atenção à saúde bucal na Estratégia da Saúde da Família, no que se refere à atuação do cirurgião-dentista em relação às ações de saúde mental. Tem como objetivo analisar a abordagem do cirurgião-dentista em relação às necessidades de atenção em saúde mental dos usuários. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, na perspectiva analítico-crítica de Minayo. O cenário da pesquisa foi a Secretaria Executiva Regional (SER) IV, em Fortaleza/CE. Os sujeitos participantes foram os dentistas que compõem as equipes de saúde da família das 12 unidades de saúde da referida regional. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada, com questões norteadoras. Para organização e análise dos dados utilizou-se a perspectiva crítica-reflexiva, a partir da Análise de Conteúdo Crítica de Minayo (2006), com leituras sucessivas, extraindo de cada depoimento, os temas emergentes do discurso dos entrevistados agrupados nas seguintes categorias temáticas: Formação do dentista em saúde mental: acesso, participação, interesse e Percepção do dentista sobre a atenção em saúde mental dos usuários e sua articulação no território.Os resultados demonstram que o dentista da ESF é pouco preparado para atuar nas necessidades de atenção em saúde mental dos usuários. Apresenta ainda dificuldades na identificação do sofrimento psíquico, consequentemente, na resolução da demanda encontrada e nos encaminhamentos a serem realizados o que fragiliza o princípio da integralidade preconizada pelo SUS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-09-2019

Como Citar

1.
Rocha Fleury Curado T, Nunes Ervedosa Bastos E. O olhar dos cirurgiões dentistas da Estratégia Saúde da Família para a saúde mental dos usuários . Cadernos ESP [Internet]. 19º de setembro de 2019 [citado 16º de abril de 2024];5(1):44-53. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/50

Edição

Seção

Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)