CONFERÊNCIAS FAMILIARES ONLINE
RECURSO DE CUIDADO NA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.54620/cadesp.v16i1.556Palavras-chave:
Infecções por coronavírus, Comunicação por videoconferência, Comunicação em saúde, Tecnologia da Informação e Comunicação, Assistência hospitalarResumo
A pandemia de COVID-19 teve início em dezembro de 2019 e, por seu alto grau de transmissibilidade, demandou uma nova organização dos serviços assistenciais, a partir da incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano da assistência em saúde e exigência de diversas adaptações. Diante disso, este artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência acerca da atuação de equipe de saúde com conferências familiares via TICs em um hospital da cidade de Fortaleza, Ceará, no contexto da pandemia de COVID-19, entre março e julho de 2020, entendendo a conferência como intervenção em saúde voltada à comunicação e à tomada de decisão compartilhada. Em suma, a conferência familiar, mediada por TICs, apresentou-se como elemento fundamental na manutenção de vínculos e na assistência à família durante o período de isolamento social rígido. Entretanto, considerando intercorrências próprias da dependência de recursos tecnológicos, destaca-se a importância de um planejamento prévio em que se considere um preparo para o imprevisível, uma investigação dos recursos de tecnologia disponíveis e uma ênfase na elaboração de vínculos entre equipe-família-paciente.
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Accepted 2021-08-12
Published 2022-03-03