PUERICULTURA NA RESIDÊNCIA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v16i3.738

Palavras-chave:

Saúde da Criança, Educação Médica Continuada, Internato e Residência, Medicina de Família e Comunidade.

Resumo

Analisar o processo de capacitação dos residentes de Medicina de Família e Comunidade no atendimento da puericultura. O tipo de pesquisa foi participante e o processo de ensino-aprendizado foi continuado, sob orientação da pesquisadora. Princípios da andragogia (valorizar conhecimento prévio, motivação, autonomia, ensino horizontal, troca de saberes, significância e aplicabilidade do novo saber) foram utilizados, através de metodologias ativas. Ao final da residência, o aluno está capacitado no atendimento de puericultura e a comunidade se beneficia com os resultados positivos da capacitação. O processo teve relevância social e científica, pois reflete as potencialidades do ensino em serviço. O ensino-aprendizado, segundo a andragogia, torna a capacitação mais participativa e motivadora. É fundamental a aplicação da andragogia no ensino da residência de MFC na Atenção Primária. O aluno desenvolve autonomia, segurança e motivação.

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Biografia do Autor

Antônio Roziano Ponte Linhares, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Doutor em Administração. Docente da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil.

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Publicado

30-09-2022

Como Citar

1.
Moraes LAJC de, Linhares ARP. PUERICULTURA NA RESIDÊNCIA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE. Cadernos ESP [Internet]. 30º de setembro de 2022 [citado 21º de dezembro de 2024];16(3):105-11. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/738
Received 2021-11-11
Accepted 2022-08-16
Published 2022-09-30