UNDERSTANDING THE BOND BETWEEN NURSING PROFESSIONALS AND PATIENTS

Authors

  • Fabianne Ferreira Costa Roseo Centro Universitario Unijaguaribe
  • Rosa Ferreira Neta Escola de Saúde Pública do Ceará
  • Amália Gonçalves Arruda Centro Universitário do Vale do Jaguaribe- UNIJAGUARIBE
  • Joice Fabrício de Souza Escola de Saúde Pública do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v19i1.2345

Keywords:

Welcoming, Continuity of Patient Care, Nursing

Abstract

Objective: To investigate the factors that strengthen attachment between nursing professionals and patients in Primary Health Care. Methodology: Descriptive and qualitative research conducted among eight nursing professionals from Arneiroz, in the state of Ceará. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed using the technique of content analysis from Minayo. Results: The results reveled that staff turnover, work overload, and Community Health Agents’ undervalue obstruct the strengthening of bonds, while qualified listening, empathy, and continuity of healthcare stand out as facilitators. Final Considerations: We conclude that a humanized patient welcoming is essential for the Family Health Strategy consolidation, although the findings can also support the improvement of Primary Health Care in different contexts across the country.

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Author Biographies

Fabianne Ferreira Costa Roseo, Centro Universitario Unijaguaribe

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza -UNIFOR (1997) e Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza- UNIFOR (2010). Especialista em Enfermagem do Trabalho, Saúde da Mulher, Saúde da Família, Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem, Gestão em Saúde e Gestão da Aprendizagem. Atua como docente do Centro Universitário Multiversa do Jaguaribe -UNIJAGUARIBE (fevereiro de 2011- atual). Coordenou a Vigilância em Saúde e os Programas de Tuberculose e Hanseníase da Prefeitura Municipal de Aracati (janeiro de 2013 a agosto de 2021). Atualmente atua como Enfermeira Assistencialista do Centro de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva (CASSR) de Aracati. Atua também como Professora Visitante do Programa de Desenvolvimento das Ações de Pós-Graduação em Saúde e do Projeto de Apoio às Ações de Educação Permanente e Profissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) (junho 2024- atual). Tem experiência na área de Enfermagem, Vigilância em Saúde e Epidemiologia de Campo, com ênfase em Saúde Coletiva, Enfermagem em Saúde da Mulher e da criança atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da mulher, saúde da criança, epidemiologia e educação em saúde.

Rosa Ferreira Neta, Escola de Saúde Pública do Ceará

Possui graduação em enfermagem - FANOR- Faculdades Nordeste (2016). Experiência como plantonista, gerência de enfermagem, saúde mental e docência.

Amália Gonçalves Arruda, Centro Universitário do Vale do Jaguaribe- UNIJAGUARIBE

Enfermeira, graduada pela Universidade Estadual do Ceará (1999). Possui mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Atualmente é professora do Centro Universitário do Vale do Jaguaribe - Unijaguaribe, coordenadora e enfermeira do Centro de Apoio Psicossocial - CAPS - Secretaria Municipal de Saúde de Beberibe. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Programas de Atendimento Comunitário, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas integrativas e complementares, educação em saúde, arteterapia, assistência de enfermagem, diversidade, gestão. Também dispõe de experiência em pesquisa sendo atual Coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa do Centro Universitário do Vale do Jaguaribe

Joice Fabrício de Souza, Escola de Saúde Pública do Ceará

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (PPGSC/UNIFOR) como bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Especialista em Gestão e Auditoria em Serviços de Saúde (2022). Bacharelanda em Filosofia pela Universidade Federal do Cariri- UFCA. Atualmente atua na Superintendência Regional de Saúde Sul como Apoiadora Regional em Educação Permanente em Saúde junto à RESE- Rede Estadual Saúde Escola da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará- SESA. É Membro do corpo de orientadores dos Trabalhos de Conclusão de Curso na Especialização em Atenção Primária à Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará- ESP. Pós-graduando em Equidade na Gestão do Trabalho e na Educação na Saúde pelo hospital Alemão Osvaldo Cruz e Ministério da Saúde. É membro do corpo discente do Primeiro Curso de Aperfeiçoando e Dimensionamento da Força de Trabalho para o SUS ofertado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGTES do Ministério da Saúde. Curso Atualidades em Saúde Global e Diplomacia na Saúde pelo Centro de Relações Internacionais da Fiocruz. Tem diversas formações em Pesquisa clínica, Metodologia científica, Educação na Saúde, Planificação em Saúde, Educação Permanente e Governança Clínica. Atua como Consultora e Mentora Acadêmica, com foco em Residência, Mestrado e Doutorado. Atuou como docente nos cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina. Lecionou as seguintes disciplinas: Semiologia e Semiotécnia em Enfermagem, Auditoria em Enfermagem, Ensino Clínico em Saúde da Mulher, Saúde materno-infantil, Trabalho de conclusão de curso na saúde, Saúde da família IV e Integração Ensino, serviço e comunidade. Além disso, foi Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão, do Programa de Monitoria Acadêmica e do Programa de Internacionalização da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte. No campo da enfermagem atuou como Analista de Gestão Pública em Saúde no Município de Ipu-Ce, pelo Instituto compartilha e como Enfermeira de Educação Permanente, responsável pelo setor de Educação Permanente do Hospital da Criança de Fortaleza, hospital de médio porte, referência no atendimento pediátrico. Tem experiência e interesse e experiência em: Docência do Ensino Superior. Saúde Coletiva. Coordenação e direção de Pesquisa Qualitativa.Educação Permanente em Saúde. Gestão em saúde.Elaboração e revisão de materiais técnico-científicos. Pesquisa qualitativa e epidemiológica. Orientação e escrita científica. Análise de dados qualitativos. Elaboração de projetos de pesquisa, intervenção e extensão.

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Published

2025-11-26

How to Cite

1.
Ferreira Costa Roseo F, Ferreira Neta R, Gonçalves Arruda A, Fabrício de Souza J. UNDERSTANDING THE BOND BETWEEN NURSING PROFESSIONALS AND PATIENTS. Cadernos ESP [Internet]. 2025 Nov. 26 [cited 2025 Nov. 28];19(1). Available from: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/2345
Received 2025-05-25
Accepted 2025-11-03
Published 2025-11-26

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