Obesidade e risco de suicídio em pacientes bipolares

Autores

  • Igor Emanuel Vasconcelos e Martins Gomes Médico. Médico Residente em Psiquiatria no Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM). Pós-Graduação em Direito e Perícia Forense com Enfoque em Medicina Legal; Faculdade Darcy Ribeiro.
  • Alexandre Bastos Lima Médico. Residência em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina – USP. Formação em Psicogeriatria na mesma instituição. Coordenador da residência médica de Psiquiatria do Hospital Mental de Messejana (HSMM).
  • Emília Santiago Gerhard Médico. Médico Residente em Psiquiatria no Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM).
  • Gabriela Lima Torquato Médico. Médico Residente em Psiquiatria no Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM).
  • Matias Carvalho Aguiar Melo Médico. Médico Residente em Psiquiatria no Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM).
  • Nairton Lopes Cruz Médico. Médico Residente em Psiquiatria no Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM).
  • Rafael Baquit Campos Médico. Médico Residente em Psiquiatria no Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM).
  • Tiago Medeiros Sales Médico. Médico Residente em Psiquiatria no Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM).

Palavras-chave:

Transtorno bipolar, Suicídio, Obesidade, Sobrepeso

Resumo

No transtorno afetivo bipolar há alto risco de morte por suicídio e comorbidades, sendo a obesidade uma das mais importantes. Alguns estudos tentam correlacionar obesidade e pior desfecho no transtorno afetivo bipolar. Investigar a associação entre obesidade e tentativa de suicídio prévia nos pacientes com transtorno afetivo bipolar bem como outros fatores de risco envolvidos. Realizou-se a coleta de dados sócio-demográficos e clínicos em 50 pacientes do Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM) diagnosticados com transtorno bipolar. Os dados foram obtidos através de questionários de pesquisa aplicados por médicos treinados. Dividiram-se os pacientes entre aqueles com e sem tentativa de suicídio prévia, havendo comparação estatística para avaliar preditores de tentativas suicidas anteriores. Observou-se que 52% (n=26) dos pacientes tentaram suicídio ao longo da doença. A média do índice de massa corporal foi 27,95 kg/m2, sendo 38% (n=19) da amostra obesa. Observou-se associação entre o grupo com tentativa de suicídio prévia e pensamento suicida ao longo da doença (p=0,000), bem como com número de episódios afetivos no último ano (p=0,046). Não houve associação entre as variáveis obesidade/sobrepeso e suicídio tentado previamente. Esses resultados reforçam a relevância das altas taxas de suicídio e obesidade em pacientes com transtorno afetivo bipolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-09-2019

Como Citar

1.
Vasconcelos e Martins Gomes IE, Bastos Lima A, Santiago Gerhard E, Lima Torquato G, Carvalho Aguiar Melo M, Lopes Cruz N, Baquit Campos R, Medeiros Sales T. Obesidade e risco de suicídio em pacientes bipolares . Cadernos ESP [Internet]. 19º de setembro de 2019 [citado 20º de abril de 2024];5(2):34-4. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/61

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.