Relação entre transtorno afetivo bipolar, obesidade e suicídio

Uma revisão da literatura

Autores

  • Igor Emanuel Vasconcelos e Martins Gomes Médico. Residente em Psiquiatria no Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM). Pós-Graduação em Direito e Perícia Forense com Enfoque em Medicina Legal.
  • Alexandre Bastos Lima Médico. Residente em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina – USP. Formação em Psicogeriatria na mesma instituição. Coordenador da residência médica de Psiquiatria do Hospital Mental de Messejana (HSMM).
  • Francisca Mirella Vasconcelos e Martins Gomes Acadêmica de Medicina da Faculdade de Medicina Christus.

Palavras-chave:

Obesidade, Sobrepeso, Transtorno bipolar, Depressão, Síndrome metabólica, Transtorno do humor, Suicídio

Resumo

O transtorno afetivo bipolar é um transtorno psiquiátrico em que há um alto risco de morte e morbidade associada, sendo o risco de suicídio bastante aumentado nos pacientes portadores dessa condição. A obesidade é um diagnóstico clínico comórbido bastante comum nessa população. Alguns estudos tentam correlacionar obesidade e pior desfecho no transtorno bipolar, com observação de maior número de episódios depressivos e de tentativas de suicídio nos pacientes com os dois diagnósticos. O objetivo do presente estudo é revisar os artigos que pesquisem a possível associação entre transtorno bipolar, obesidade e suicídio. Realizouse busca na literatura e foram selecionados artigos publicados em periódicos científicos das bases de dados Medline, Cochrane, Lilacs, Scielo e Pubmed. Foram utilizadas as palavras-chave: obesidade, sobrepeso, transtorno bipolar, depressão, síndrome metabólica, transtornos do humor e suicídio; tanto isoladamente como em combinação. Foram selecionados 20 artigos, que evidenciaram importante relação entre transtorno afetivo bipolar e sobrepeso/obesidade, havendo pior desfecho clínico naqueles com o diagnóstico comórbido. Houve neste grupo maior recorrência afetiva, episódios índices mais graves e pior resposta às medicações. Especificamente quanto ao suicídio, apenas dois artigos evidenciaram associação entre a comorbidade obesidade e maior risco de tentativa de suicídio previamente. Há uma clara associação entre obesidade e pior desfecho clínico nos pacientes bipolares. Ainda, parece haver uma correlação específica entre obesidade, suicídio e transtorno afetivo bipolar. Entretanto, carece a literatura de maiores estudos para melhor delinear como e em que direção as relações apontadas ocorrem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-09-2019

Como Citar

1.
Vasconcelos e Martins Gomes IE, Bastos Lima A, Vasconcelos e Martins Gomes FM. Relação entre transtorno afetivo bipolar, obesidade e suicídio : Uma revisão da literatura . Cadernos ESP [Internet]. 19º de setembro de 2019 [citado 29º de março de 2024];5(2):45-54. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/63

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)