METODOLOGÍA ACTIVA CON ACOMPAÑANTES EN LA PREVENCIÓN DE LESIONES POR PRESIÓN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v18i1.1856

Palabras clave:

Educación en salud, Úlcera por presión, Prevención

Resumen

Informar una estrategia educativa realizada con cuidadores y familiares de pacientes hospitalizados para prevenir lesiones por presión utilizando metodología activa. Se trata de un relato de experiencia sobre la aplicación de una estrategia educativa sobre prácticas de prevención de lesiones por presión. Fue realizado por una académica de enfermería, estomatólogos y colaboradores de un hospital público acreditado en diciembre de 2023, desarrollándose en tres etapas: Lineamientos, Metodología Activa y Síntesis de Contenidos. Para el análisis de los datos se utilizó el método de observación participante. Participaron 27 familiares, cuidadores y acompañantes. Se observó que la mayoría de los participantes desconocían las estrategias utilizadas para prevenir lesiones y, a través de la acción educativa, fue posible capacitarlos e involucrarlos en la atención al paciente, incluidas las prácticas de prevención. De ese modo, la colaboración entre profesionales, familiares y pacientes tiene como objetivo mejorar continuamente los servicios y la calidad de la atención prestada, proporcionando una buena experiencia al paciente.

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Biografía del autor/a

Débora Xavier, Centro Universitário Paraíso, Juazeiro do Norte/CE - Brasil.

Discente do 10° semestre do curso de Enfermagem pelo Centro Universitário Paraíso – UniFAP. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva - NUEPESC (2019-2021). Secretária Executiva da Liga Acadêmica de Enfermagem Especializada em Prevenção e Tratamento do Pé Diabético – LAENPE (2022-2023).

Yterfania Soares Feitosa, Centro Universitário Paraíso, Juazeiro do Norte/CE - Brasil.

Mestre em Tecnologia e Inovação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR; Especialista em Estomaterapia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente Enfermeira Estomaterapeuta do ISGH - Instituto Saúde e Gestão Hospital; Docente do curso de enfermagem na Universidade Paraiso - UNIFAP.

Fernanda Gadelha Severino, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Fortaleza/CE - Brasil.

Mestre em Fisioterapia - UFRN.  MBA em Gestão, Inovação em Serviços de Saúde - PUCRS, Gerente de Ensino e Pesquisa no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar - ISGH.

Leonice dos Santos Morais, Hospital Regional do Cariri, Juazeiro do Norte/CE - Brasil.

Enfermeira pela Universidade Regional do Cariri (2005). Epecialista em Enfermagem Neonatal (2009). Enfermeira há 10 anos no Hospital Regional do Cariri-HRC, passando por áreas assistenciais, serviço de controle de infecção hospitalar e Ensino e pesquisa. Experiência na área de coordenação de equipe de enfermagem, com ênfase em atendimento pediátrico, onde atuou como responsável técnica. Fez diversos cursos e congressos desde 2002. Foi preceptora de estágios de cursos de graduação de duas faculdades na região do Cariri.

Anna Philomena de Alencar Brito Terceiro, Hospital Regional do Cariri, Juazeiro do Norte/CE - Brasil.

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (2000), especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE EM AMBIENTES HOSPITALARES pela Escola de Saúde Pública do Ceará (2015) e especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Atualmente é ASSESSOR TÉCNICO do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Raquel Lucena Nicodemo, Hospital Regional do Cariri, Juazeiro do Norte/CE - Brasil.

Enfermeira, Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão da Qualidade em Ambientes Hospitalares pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) e em Educação Permanente em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Acompanha, planeja, executa e analisa as ações de Educação Permanente, atuando no setor de Ensino e Pesquisa do Hospital Regional do Cariri (HRC), Hospital Terciário da Rede Estadual da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), que possui o título de Acreditado com Excelência - Nível III pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Atua, também, como enfermeira assistencial no Hospital Regional Dr. Tarcísio de Vasconcelos Maia (HRDTWM), em Mossoró-RN, no Pronto Socorro. É membro da Comissão de Segurança do Paciente - COSEP do Hospital Regional do Cariri (HRC)] 

Jamille Soares Moreira Alves, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Fortaleza/CE - Brasil.

Mestre em Ciências Fisiológica - UECE. MBA em Economia e Avaliação e Tecnologia em Saúde - FECS/HAOC. Assessora Técnica Pesquisa no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar - ISGH. Fisioterapeuta UTI Neonatal - MEAC/EBSERH.

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Publicado

2024-09-13

Cómo citar

1.
Xavier D, Feitosa YS, Severino FG, Morais L dos S, Terceiro AP de AB, Nicodemo RL, Alves JSM. METODOLOGÍA ACTIVA CON ACOMPAÑANTES EN LA PREVENCIÓN DE LESIONES POR PRESIÓN. Cadernos ESP [Internet]. 13 de septiembre de 2024 [citado 27 de septiembre de 2024];18(1):e1856. Disponible en: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/1856
Recibido 2024-01-26
Aceptado 2024-03-10
Publicado 2024-09-13

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