Saúde Mental e Trabalho em Telesserviço

Um estudo de caso em Call Center público

Autores/as

  • José Jackson Coelho Sampaio Médico, Professor Titular em Saúde Pública da Universidade Estadual do Ceará-UECE.
  • Carlos Garcia Filho Médico, Mestrando em Saúde Pública da Universidade Estadual do Ceará- UECE.

Palabras clave:

Trabalho, Telecomunicações, Satisfação no Emprego, Doenças Profissionais, Saúde Mental

Resumen

O objetivo geral da pesquisa é compreender os impactos sanitários da atividade de telesserviço na saúde dos trabalhadores de pequena empresa pública do setor vinculada ao governo do Ceará localizada em Canindé. A abordagem do objeto é a de estudo de caso, quantitativo/qualitativo, transversal, interdisciplinar, integrador de instrumentos, níveis analíticos e teorias, para construção dos perfis e das categorias explicativas. A Entrevista de Aprofundamento Clínico e Representação do Trabalho-EART foi instrumento utilizado no nível individual, aplicada a 24 trabalhadores do Call Center. O grau de satisfação dos trabalhadores com as condições de trabalho é elevado. Um terço dos entrevistados refere sofrer problemas de saúde relacionados ao trabalho, o problema mais comum é a lombalgia. A maioria trabalhou previamente no setor terciário, em empregos caracterizados por informalidade/ instabilidade. A categoria chave para conceber o motivo da mudança de emprego para o Call Center é a superação da informalidade/ instabilidade. Contudo essa estabilidade é mais um desejo, que uma realidade.

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Publicado

2019-09-19

Cómo citar

1.
Coelho Sampaio JJ, Garcia Filho C. Saúde Mental e Trabalho em Telesserviço: Um estudo de caso em Call Center público. Cadernos ESP [Internet]. 19 de septiembre de 2019 [citado 22 de noviembre de 2024];5(1):21-8. Disponible en: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/43

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