Saúde Mental e Trabalho em Telesserviço
Um estudo de caso em Call Center público
Palabras clave:
Trabalho, Telecomunicações, Satisfação no Emprego, Doenças Profissionais, Saúde MentalResumen
O objetivo geral da pesquisa é compreender os impactos sanitários da atividade de telesserviço na saúde dos trabalhadores de pequena empresa pública do setor vinculada ao governo do Ceará localizada em Canindé. A abordagem do objeto é a de estudo de caso, quantitativo/qualitativo, transversal, interdisciplinar, integrador de instrumentos, níveis analíticos e teorias, para construção dos perfis e das categorias explicativas. A Entrevista de Aprofundamento Clínico e Representação do Trabalho-EART foi instrumento utilizado no nível individual, aplicada a 24 trabalhadores do Call Center. O grau de satisfação dos trabalhadores com as condições de trabalho é elevado. Um terço dos entrevistados refere sofrer problemas de saúde relacionados ao trabalho, o problema mais comum é a lombalgia. A maioria trabalhou previamente no setor terciário, em empregos caracterizados por informalidade/ instabilidade. A categoria chave para conceber o motivo da mudança de emprego para o Call Center é a superação da informalidade/ instabilidade. Contudo essa estabilidade é mais um desejo, que uma realidade.
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