Saúde Mental e Trabalho em Telesserviço
Um estudo de caso em Call Center público
Palabras clave:
Trabalho, Telecomunicações, Satisfação no Emprego, Doenças Profissionais, Saúde MentalResumen
O objetivo geral da pesquisa é compreender os impactos sanitários da atividade de telesserviço na saúde dos trabalhadores de pequena empresa pública do setor vinculada ao governo do Ceará localizada em Canindé. A abordagem do objeto é a de estudo de caso, quantitativo/qualitativo, transversal, interdisciplinar, integrador de instrumentos, níveis analíticos e teorias, para construção dos perfis e das categorias explicativas. A Entrevista de Aprofundamento Clínico e Representação do Trabalho-EART foi instrumento utilizado no nível individual, aplicada a 24 trabalhadores do Call Center. O grau de satisfação dos trabalhadores com as condições de trabalho é elevado. Um terço dos entrevistados refere sofrer problemas de saúde relacionados ao trabalho, o problema mais comum é a lombalgia. A maioria trabalhou previamente no setor terciário, em empregos caracterizados por informalidade/ instabilidade. A categoria chave para conceber o motivo da mudança de emprego para o Call Center é a superação da informalidade/ instabilidade. Contudo essa estabilidade é mais um desejo, que uma realidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Cadernos ESP
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.