Participação de acadêmicos de medicina frente a experiência na pesquisa em saúde coletiva

possibilidades e desafios

Autores

  • Ruana Álvarez Fontenele Médica. Membro do grupo de pesquisa Culturas, Saberes e Práticas em Saúde, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da UECE.
  • Helder Gomes de Moraes Nobre Acadêmico de medicina. Membro do grupo de pesquisa Culturas, Saberes e Práticas em Saúde, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da UECE.
  • Lorena Pitombeira Sanders Médica. Membro do grupo de pesquisa Culturas, Saberes e Práticas em Saúde, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da UECE.
  • Mayara Natércia Mayara Natércia Acadêmico de medicina. Membro do grupo de pesquisa Culturas, Saberes e Práticas em Saúde, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da UECE.
  • Leandro Igor Ferreira Maia Acadêmico de medicina. Membro do grupo de pesquisa Culturas, Saberes e Práticas em Saúde, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da UECE.
  • Cyntia Monteiro Vasconcelos Motta Fisioterapeuta. Mestre em Saúde Coletiva. Membro do grupo de pesquisa Culturas, Saberes e Práticas em Saúde, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da UECE.
  • Andrea Caprara Médico. Doutor em Antropologia. Orientador do grupo de pesquisa Culturas, Saberes e Práticas em Saúde, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da UECE.

Palavras-chave:

Educação Médica, Estudantes de Medicina, Saúde Pública

Resumo

Analisar a participação de acadêmicos de medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em um estudo sobre os fatores eco-bio-sociais que envolvem a transmissão da dengue em uma capital do Nordeste Brasileiro. A participação consistiu em reuniões do grupo de pesquisa, pesquisa de campo com observações participantes e entre-vistas em profundidade, formulações de diários de campo e leituras e traduções de artigos científicos internacionais. A experiência favoreceu a aquisição de habilidades diferenciadas para a formação médica, de forma a contribuir com o enriquecimento do campo da Saúde Coletiva, por meio da integração com a equipe multidisciplinar, do reconhecimento das necessidades de saúde e do rompimento da visão fragmentária do ser humano e da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-10-2019

Como Citar

1.
Álvarez Fontenele R, Gomes de Moraes Nobre H, Pitombeira Sanders L, Mayara Natércia MN, Ferreira Maia LI, Monteiro Vasconcelos Motta C, Caprara A. Participação de acadêmicos de medicina frente a experiência na pesquisa em saúde coletiva: possibilidades e desafios . Cadernos ESP [Internet]. 3º de outubro de 2019 [citado 16º de abril de 2024];8(1):58-66. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/77