Perfil epidemiológico da coinfecção Tuberculose/HIV no município de São Luís, Maranhão, Brasil

Autores

  • Aline Barros Coelho Graduanda em Farmácia e Bioquímica, Universidade Federal do Maranhão, Curso de Farmácia – São Luís –MA, Brasil.
  • Camila Arguelo Biberg Graduação em Farmácia e Bioquímica pela UFMS, Mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela UFMS. Docente da Universidade Federal do Maranhão, Curso de Farmácia – São Luís – MA, Brasil.

Palavras-chave:

Coinfecção, Tuberculose, HIV

Resumo

Objetivo: Investigar o perfil epidemiológico da coinfecção tuberculose/HIV, no município de São Luís, estado do Maranhão, no período de 2009 a 2012. Métodos: Foi realizado um estudo descritivo, com abordagem quantitativa dos casos confirmados de indivíduos coinfectados por TB/HIV, registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Resultados: foram registrados 200 casos de pacientes coinfectados TB/HIV, uma taxa de 11,2% de coinfecção, com maior incidência do sexo masculino, em residentes na zona urbana, na faixa etária de 20 a 39 anos, com ensino fundamental incompleto. A forma clínica predominante foi a pulmonar, 46% dos casos negativos no exame de baciloscopia (1ª amostra), 55% dos pacientes evoluíram para cura e 18% foram a óbito. Conclusão: A manutenção dos casos das duas doenças no município revelou a pouca efetividade dos programas de controle da tuberculose e DST/AIDS. Faz-se necessário o incentivo a novas pesquisas, o aprimoramento de medidas profiláticas e eficácia em vigilância epidemiológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-10-2019

Como Citar

1.
Barros Coelho A, Arguelo Biberg C. Perfil epidemiológico da coinfecção Tuberculose/HIV no município de São Luís, Maranhão, Brasil. Cadernos ESP [Internet]. 4º de outubro de 2019 [citado 28º de março de 2024];9(1):19-26. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/88