A PANDEMIA DE COVID-19 E A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ODONTOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v16i3.867

Palavras-chave:

COVID-19, Ensino Online, Estudantes, Educação em Odontologia, Aprendizagem

Resumo

Verificar a percepção dos acadêmicos de Odontologia das instituições federais de ensino do Sul do Brasil, acerca do impacto da educação remota emergencial durante a pandemia da COVID-19 na sua formação profissional. Métodos: Neste estudo transversal foram convidados acadêmicos das cinco universidades federais do Sul do Brasil que oferecem cursos de Odontologia. Os dados foram coletados mediante questionário eletrônico. Resultados: Participaram 276 estudantes, a maioria mulheres (74,6%) e estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (38,8%); a média de idade foi 22,8 anos (± 3,9). A maioria da amostra (53,6%) relatou ter pensado em desistir do curso durante o período pandêmico e 98,4% dos estudantes sentiu que perdeu habilidade prática devido ao afastamento das atividades presenciais. Houve associação (p<0,001) entre o rendimento dos alunos e a interatividade das aulas. Conclusão: Os achados sugerem que as mudanças no processo ensino-aprendizagem desenvolvidas na pandemia impactaram na formação dos estudantes de Odontologia entrevistados.

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Publicado

30-09-2022

Como Citar

1.
Leal Klein G, Segatto Hartmann C, Rohr Flores CE, Rodrigues Soilo R, Danzmann Chaves A, da Silva Flores de Campos G, do Nascimento Tôrres LH. A PANDEMIA DE COVID-19 E A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ODONTOLOGIA. Cadernos ESP [Internet]. 30º de setembro de 2022 [citado 22º de dezembro de 2024];16(3):42-51. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/867
Received 2022-03-18
Accepted 2022-04-19
Published 2022-09-30