A representação social da primigesta em relação ao parto

Autores

  • Thais de Fátima Aissa Enfermeira graduada pela Universidade Paulista – UNIP – Araraquara–SP
  • Maria do Vale Oba Doutora em Enfermagem pela EERP-EE-USP e Especialista em Acupuntura, Enfermagem Obstétrica e Saúde Pública.
  • Mary Cristina Ribeiro Lacôrte Ramos Pinto Profª. Mestre do Curso de Enfermagem da Universidade Paulista – UNIP - Araraquara-SP
  • Rogério José Scandiuzzi Prof. Especialista do IPEBJ e especialista em Odontologia Legal pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo- USP e Cirurgião Dentista de Ribeirão Preto-SP
  • Daniela Witter Soares Profa Especialista em Administração do Curso de Enfermagem da Universidade Ribeirão Preto-UNAERP-Ribeirão Preto-S.P
  • Daniele Francelino Gomes Enfermeira graduada pela Universidade Paulista – UNIP – Araraquara–SP

Palavras-chave:

Parto, Cuidado pré- natal, Enfermagem

Resumo

Conhecer as representações sociais das primigestas em relação ao tipo de parto. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, orientado pela Teoria das Representações Sociais. Para a coleta de dados utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada. A amostra foi constituída por primigestas assistidas em unidades da rede básica de saúde de uma cidade de médio porte do interior de São Paulo. Os discursos apontam como representações sociais em relação ao parto: ?Medo e Sofrimento? e ?Educação em Saúde no pré-natal?. A representação social das primigestas se caracteriza por medo da dor e sofrimento, apontando para a necessidade de reversão desta expectativa por meio de uma assistência pré-natal, que possibilite acesso às informações necessárias para opção segura e consciente quanto ao tipo de parto.

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Publicado

03-10-2019

Como Citar

1.
Aissa T de F, do Vale Oba M, Ribeiro Lacôrte Ramos Pinto MC, Scandiuzzi RJ, Witter Soares D, Francelino Gomes D. A representação social da primigesta em relação ao parto . Cadernos ESP [Internet]. 3º de outubro de 2019 [citado 22º de dezembro de 2024];8(1):11-9. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/68

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