DOCÊNCIA ON-LINE NA PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.54620/cadesp.v16i3.722Palavras-chave:
Ensino, Educação em Saúde, Educación a Distancia, COVID-19Resumo
Relatar o papel docente na educação on-line e ensino remoto no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em APS na formação médica e suas adaptações pedagógicas na pandemia. Relato de experiência em docência no Curso em Formação Docente na ESP/CE, de julho de 2019 a dezembro de 2020, abrangendo 50 docentes divididos nas US vinculadas às seis SERs de Fortaleza, por meio de relatos nos encontros docentes. As tecnologias de ensino remoto surgiram para minimizar os efeitos da pandemia e atingir os objetivos do programa. O ensino remoto facilitou a adaptação de horários, propiciando a continuidade das atividades e o cumprimento dos protocolos sanitários, mas houve uma maior dificuldade dos alunos em interagir e se sentirem motivados. O papel desempenhado foi exemplar. Os docentes foram capazes de desenvolver novas formas de ensinar e de aprender, ressignificando suas práticas pedagógicas e garantindo o fornecimento do conteúdo proposto pelo Curso.
Downloads
Referências
- Soares AB, Miranda PV. Os desafios da docência para a mediação pedagógica apoiada em tecnologias: o impacto da pandemia sobre a práxis. Redin, v.9, n.1, p.107-124, Taquara/RS Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1862/1179
- Rodrigues, BB; Cardoso, RRJ; Peres, CHR; Marques, FF; Aprendendo com o Imprevisível: Saúde Mental dos Universitários e Educação Médica na Pandemia de Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica v. 44, n. Suppl 01, 2020 e149. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200404
- Patrício JV, Rocha DHB da, Hermont LM, Marques TIU, Ximenes V de S. EDUCAÇÃO MÉDICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: NOVAS PERSPECTIVAS DE SAÚDE DIGITAL. REMA [Internet]. 1º de abril de 2021 [citado 19º de outubro de 2021];2(2):13. Disponível em: https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/883
- Serra, ST et al.; Necessidade de mudanças na educação médica e a percepção de professores antes da pandemia da Covid-19. Interface. v.25, Supl.1, 2021, São Paulo. https://doi.org/10.1590/interface.200868.
– Gomes, VTS; Rodrigues, RO; Gomes, RNS; Gomes, MS; Viana, LVM; Silva, FS; A Pandemia da Covid-19: Repercussões do Ensino Remoto na Formação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica. v.44, n.04, 2020 DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200258
– Benício, LAO; Vaz, IF; Pelicioni, BB; A importância do uso das TICS no processo de ensino-aprendizagem frente à Pandemia do novo Coronavírus. Brazilian Journal of Health Review. v.4, n.3, p.10294-10300, 2021 DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n3-056
– Santos, BM; Cordeiro, MEC; Schneider, IJC; Ceccon, RF; Educação Médica durante a Pandemia da Covid-19: uma Revisão de Escopo. Revista Brasileira de Educação Médica. v.44, supl.1, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200383
- Santos Júnior SRA dos, Almeida Júnior RAC de, Silva SM, Oliveira RS de, Andrade JN. The student engagement during the Covid-19 pandemic against remote teaching and the use of GoogleClassroom. RSD [Internet]. 2021Aug.25 [cited 2021Oct.18];10(11):e130101119451. Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/19451
– Dias, B; Matos, HM; Ascenso, LRS; Cunha, FA; Filho, SM; Rabelo, ECA; Ensino Remoto emergencial no curso de medicina: reflexões sobre o olhar discente. Intermedius. v.1, n.1, 2021 Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br/index.php/intermedius/article/view/928
- Fossa R da S, Benedetti AC, Esteves PE do CC, Silva RHA da. Ensino Remoto Emergencial em um curso de Medicina: avaliação do trabalho docente na perspectiva discente. Rev. Docência Ens. Sup. [Internet]. 16º de dezembro de 2020 [citado 16º de outubro de 2021];10:1-21. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24654
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos ESP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Accepted 2022-03-01
Published 2022-09-30