EDUCAÇÃO PERMANENTE DE TRABALHADORES DA SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v16i3.855

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde (SUS), Educação Permanente, Pandemia Covid-19

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir a relevância da Educação Permanente em Saúde como política e estratégia do Sistema Único de Saúde para formação de trabalhadoras(es), no contexto de crises da pandemia da Covid-19. A partir da perspectiva crítica e dialética, aponta elementos para desvendar essa realidade em sua totalidade, a importância da integração formação-trabalho, com referência em estudos, pesquisas e extensão, no período de 2020 e 2021, da universidade pública do interior de São Paulo. Os resultados evidenciam um cenário de precarização das condições de vida, ausência de preparação de recursos humanos da saúde, negacionismo da técnica e da ciência. A discussão destaca a potencialidade do Sistema que, mesmo subfinanciado e precarizado, deu respostas às demandas e necessidades da população. A estratégia tem potencialidade para transformar a realidade, apropriar o conceito ampliado de saúde e construir espaços de diálogos, para dar conta do enfrentamento da pandemia.

Palavras-chave: Sistema Único de Saúde. Educação em Saúde. Pandemia.

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Referências

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Publicado

30-09-2022

Como Citar

1.
Sarreta F de O, Reis de Carvalho Liporoni AA, Braga Bisco GC, Teixeira Alves dos Santos E, Dias Lima E, da Silveira DH. EDUCAÇÃO PERMANENTE DE TRABALHADORES DA SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA. Cadernos ESP [Internet]. 30º de setembro de 2022 [citado 21º de dezembro de 2024];16(3):24-32. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/855
Received 2022-03-18
Accepted 2022-05-13
Published 2022-09-30

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