EDUCACIÓN PERMANENTE DE LOS TRABAJADORES DE LA SALUD EN TIEMPOS DE PANDEMIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v16i3.855

Palabras clave:

Sistema Único de Salud, Educación Continua, Pandemia COVID-19

Resumen

El artículo tiene como objetivo discutir la relevancia de la Educación Permanente en Salud como política y estrategia del Sistema Único de Salud para la formación de los trabajadores, en el contexto de crisis de la pandemia de Covid-19. Desde una perspectiva crítica y dialéctica, señala elementos para desentrañar esta realidad en su totalidad, la importancia de la integración formación-trabajo, con referencia a los estudios, la investigación y la extensión, en 2020 y 2021, de la universidad pública del interior. de São Paulo. Los resultados muestran un escenario de condiciones de vida precarias, falta de preparación de los recursos humanos en salud, negación de la técnica y la ciencia. La discusión destaca el potencial del Sistema que, a pesar de ser desfinanciado y precario, respondió a las demandas y necesidades de la población. La estrategia tiene el potencial de transformar la realidad, apropiarse del concepto ampliado de salud y construir espacios de diálogo para enfrentar la pandemia.

Palabras clave: Sistema Único de Salud. Educación para la salud. Pandemia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Organização Mundial de Saúde. Declaração de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. OPAS/OMS. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875.

Boschetti I. Impactos da crise contemporânea na seguridade social: desafios postos aos assis-tentes sociais na saúde. Seminário Nacional de Serviço Social na Saúde. CFESS, Conselho Fede-ral de Serviço Social: Brasília; 2017.

Brasil. Ministério da Saúde. Lei Orgânica da Saúde nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 1990.

Bravo MIS, Pelaez EJ. A saúde nos governos Temer e Bolsonaro: lutas e resistências. Ser Social. 2020;22(46):191-209. 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/25630/25147.

Netto JP. Crise do capital e consequências societárias. Rev Serv Social Soc. 2012 Jul./Set;111;413-429.

Brasil. Portaria noº198/GM - MS, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2004.

Minayo MCS. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 8.ed. São Paulo: Hucitec; 2004.

Sarreta FO, Bisco GCB, Santos ET, Santos TB, Silveira DH. Educação permanente sobre o SUS no enfrentamento da pandemia: rodas de conversas na região de Franca. In: Anais do 17º Congresso Paulista de Saúde Pública: Associação Paulista de Saúde Pública; 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76748.

Holanda MA. Editorial Covid-19, A ciência e o novo que sempre vem. Cadernos Esp. Ceará–Edição Especial. 2020 Jan./Jun.;14(1):9. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/422/236.

Antunes R. Pandemia desnuda as perversidades do capital contra trabalhadores [entrevista]. Carta Capital. 2020 [citado em 2020 Jun 27]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=r-DW1GSqNMg.

Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde. Vítima-padrão de Covid-19 no Brasil é homem, pobre e negro. 2020. Disponível em: https://cnts.org.br/noticias/vitima-padrao-de-covid-19-no-brasil-e-homem-pobre-e-negro/. Acesso em: 06 Jul. 2020.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Painel dados Covid-19. Disponível em: https://www.conass.org.br/painelconasscovid19/.

Mendes A, Carnut L. Reflexões acerca do financiamento federal da atenção básica no Sistema Único de Saúde. Saúde em Debate. 2018 Set;42:224-43.

Bravo MIS. FNCPS: 10 anos de luta pelo SUS 100% público, estatal e de qualidade e pela construção de outra sociedade. X Seminário da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde. 12 de março de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLY6qsh78UQ7GCMtNQyo4iF4nzwjl-_9u-.

Organização Mundial de Saúde. Trabalhando juntos pela saúde. Relatório Mundial de Saúde 2006. OMS/OPAS. Brasília: Ministério da Saúde; 2007. Disponível em: https://www.who.int/whr/2006/06_overview_pr.pdf?ua=1 Acesso: 13 Mar. 2009.

Sarreta FO. O cenário de pandemia da Covid-19 e o protagonismo de trabalhadores de saúde. Editorial. REFACS (online). Out/Dez 2020; 8(Supl. 3):972-74. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 1996/GM/MS, de 20 de agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e dá outras providências. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2007.

Ceccin RB. Educação permanente em saúde: um desafio ambicioso e necessário. Interface - Com Saúde Educ. Set.2004/Fev.2005;9(16):161-77. Disponível em: http://www.escoladesaude.pr.gov.br/arquivos/File/textos%20eps/educacaopermanente.pdf.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Notícias. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/27946-divulgacao-semanal-pnadcovid1.html?=&t=noticias-e-releases.

Matta GC, Rego S, Souto EP, Segata J. Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia. Série Informação para Ação na Covid-19. Observatório Covid-19. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2021. 221 p. Disponível em: https://books.scielo.org/id/r3hc2.

Conselho Nacional de Saúde. CNS no enfrentamento à pandemia. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/especial-cns-no-enfrentamento-a-covid-19.

Freire P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1987.

Emicida LRS. AmarElo. Disponível em: https://www.letras.com.br/emicida/amarelo-part-majur-e-pabllo-vittar-.

Publicado

2022-09-30

Cómo citar

1.
Sarreta F de O, Reis de Carvalho Liporoni AA, Braga Bisco GC, Teixeira Alves dos Santos E, Dias Lima E, da Silveira DH. EDUCACIÓN PERMANENTE DE LOS TRABAJADORES DE LA SALUD EN TIEMPOS DE PANDEMIA . Cadernos ESP [Internet]. 30 de septiembre de 2022 [citado 3 de julio de 2024];16(3):24-32. Disponible en: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/855
Recibido 2022-03-18
Aceptado 2022-05-13
Publicado 2022-09-30

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.