IMPLANTACIÓN DEL CURSO DE CUIDADORES DE PACIENTES EN CUIDADOS ESPECIAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v18i1.1864

Palabras clave:

Educación en Salud, Cuidadores, Seguridad del Paciente

Resumen

Capacitar, con conocimientos teoricos y practicos, cuidadores informales de pacientes en condiciones especiales para el mejoramiento de sus actividades diarias. Se trata de una pesquisa-acción realizada en los años de 2021 y 2023, en una unidad de transición de cuidados ubicadas en el estado del Ceará, acerca de la implantación del " curso de cuidadores de pacientes en cuidados especiales". La populación del estudo fue compuesta por todos los cuidadores de pacientes admitidos en la instituición y la amuestra sucedió por todos los cuidadores mayores de 18 años y con educación minima de alfabetización completa, resultando en 81 personas aptas a la participación  en el curso. Al final, en un periodo de 18 meses, 81 cuidadores recibieron una certificación con una carga de trabajo de 40 horas, rellenas con 80% de las vacantes ofertadas. El curso desarrolló un importante papel en el aprimoramiento tecnico, critico y social de los participantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aryadne de Oliveira Marques, Casa de Cuidados do Ceará, Fortaleza/CE - Brasil.

Especialista em Gestão Pública em Saúde - UECE. Coordenadora de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na Casa de Cuidados do Ceará - CCC.

Itala de Brito Oliveira, Casa de Cuidados do Ceará, Fortaleza/CE - Brasil.

Especialista em Tecnologia Assistiva. Mestre em Ciências Médicas - UFC. Gerente administrativa da Casa de Cuidados do Ceará.

Fernanda Gadelha Severino, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Fortaleza/CE - Brasil.

Mestre em Fisioterapia - UFRN.  MBA em Gestão, Inovação em Serviços de Saúde - PUCRS. Gerente de Ensino e Pesquisa no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar

Jamille Soares Moreira Alves, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Fortaleza/CE - Brasil.

Mestre em Ciências Fisiologia - UECE. MBA em Economia e Avaliação e Tecnologia em Saúde - FECS/HAOC. Assessora Técnica Pesquisa no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar - ISGH.

Citas

Gheno J, Weis AH. Transição do cuidado na alta hospitalar de pacientes adultos: revisão integrativa de literatura. Text Cont Enferm [Internet]. 2021 [citado 2024-01-25];30:e20210030. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/dv94cDSg3T9BFMBfTBf4Tpj/abstract/?lang=pt.

Raquel MLSVR. Processo de desospitalização e atenção domiciliar no Brasil e seus fatores associados. Research Society and Development [Internet]. 2023 [citado 2024-01-25];12(4):e0612440793. Disponível em https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/40793/33313/436766. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v12i4.40793

Rocha JPR. Efeito da capacitação dos cuidadores informais sobre a qualidade de vida de idosos com déficit de autocuidado. Ciên Saúde Col[Internet]. 2009 [citado 2024-01-24];16(7). Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/K4PSZk4smpLtHZNRnQLYTHF/?format=pdf&lang=pt#:~:text=Alguns%20estudos%20mostram%20que%20o,poder%20cuidar%20de%20si%20mesmos.

Sato DM, Teston EF, Andrade GKS, Marcon SS, Giacon-Arruda BCC, Silva JL, et al. Preparing caregivers for dehospitalization of technology-dependent patients: perspective of Home Care professionals. Rev Rene [Internet]. 2022 [citado 2024-01-24];23:e78658. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/pdf/rene/v23/1517-3852-rene-23-e78658.pdf. DOI: https://doi.org/10.15253/2175-6783.20222378658

Borges LACT, Almeida, RGS, Barboza, ES, Arruda, GO. Treinamento por simulação de cuidadores na alta hospitalar do paciente com doenças crônicas: revisão integrativa. Rev Bras Enferm [Internet]. 2023 [citado 2024-01-25];76(6):e20230043. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/6SCKVBcFYPS3Cq4BFDBKp6J/?format=pdf&lang=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2023-0043pt

Ramos CATR, Oliveira NILO. Programa de apoio a cuidadores: uma ação terapêutica e preventiva na atenção à saúde dos idosos. Psicol. USP [Internet]. 2002 [citado 2024-01-15]; 13(1). Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/RFF7wvkQ7ShzXcV4pQYrLVc/#. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65642002000100007

Coelho MO, Jorge MSB. Tecnologia das relações relações como dispositivo do atendimento humanizado na atenção básica à saúde na perspectiva do acesso, do acolhimento e do vínculo. Ciênc Saúde Col [Internet]. 2009 [citado 2024-01-20];14 (suppl 1). Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/F8cMBSY8RtNZw3349gRrLqR/#. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232009000800026

Freire ACO. Utilização de recursos visuais e audiovisuais como estratégia no ensino da biologia [Internet] Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará; 2013 [citado 2024-01-20]. 51p. Disponível em: http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=76962.

Paiva MRF, Parente JRF, Brandão IR, Queiroz AHB. Metodologia ativas de ensino-aprendizagem:revisão integrativa. SANARE - Rev Pol Públicas [Internet]. 2016[citado 2024-01-20];15(2). Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049.

Ferreira da Silva G, Lubich Medeiros de Figueiredo C. Jogos didáticos como instrumento pedagógico para a educação permanente em saúde na atenção primária. Cadernos ESP [Internet]. 2023 [citado 2024-01-10];17(1):e1616. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/1616. DOI: https://doi.org/10.54620/cadesp.v17i1.1616

Silva MRD. A utilização dos recursos visuais e audiovisuais como ferramentas que auxiliam no processo de ensino/aprendizagem [Internet]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2019 [citado 2024-01-20]. 29p. Disponível em: https://antigo.monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/10437/5/UtilizacaoRecursosVisuaisAuxiliamEnsino_Silva_2019.pdf. Acesso em: 25 set. 2023.

Teo CRPA, Borsoi AT, Ferretti F. Metodologia da problematização: uma possibilidade para o desenvolvimento de competências crítico-reflexivas em contextos curriculares tradicionais. Educação [Internet]. 2019 [citado 2024-01-25];42(3):486–95. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29602. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.29602

Nogueira DL. Educação em saúde e na saúde: conceitos, pressupostos e abordagens teóricas. Sanare [Internet]. 2022 [citado 2024-03-08];21(2):101-109. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1669/842. Acesso em: 08 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.36925/sanare.v21i2.1669

Publicado

2024-09-13

Cómo citar

1.
Mota RG, de Oliveira Marques A, de Brito Oliveira I, Gadelha Severino F, Soares Moreira Alves J. IMPLANTACIÓN DEL CURSO DE CUIDADORES DE PACIENTES EN CUIDADOS ESPECIAIS. Cadernos ESP [Internet]. 13 de septiembre de 2024 [citado 24 de noviembre de 2024];18(1):e1864. Disponible en: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/1864
Recibido 2024-01-26
Aceptado 2024-03-12
Publicado 2024-09-13

Artículos más leídos del mismo autor/a