EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COM CRIANCAS E ADOLESCENTES

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Jomábia Cristina Gonçalves dos Santos Especialista em Saúde da Família e da Comunidade através da Residencia Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará
  • Izonary Teixeira Pereira Escola de Saúde Pública do Ceará
  • Jessyca Moreira Maciel
  • Patrícia Gomes de Araújo
  • Ana Cristina de Sales

Palavras-chave:

Agentes Comunitários de Saúde, Educação Permanente, Educação em Saúde

Resumo

A Educação Permanente em Saúde apresenta-se como uma proposta de ação estratégica capaz de contribuir para a transformação de processos formativos, de práticas pedagógicas e de saúde. Esse trabalho trata-se de um relato de experiência, e tem como objetivo descrever o processo de educação permanente dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) Mirins, construído a partir da vivência de uma enfermeira-residente em saúde da família. Será abordado o processo de construção de oficinas de educação em saúde para os ACS Mirins na Unidade Básica de Saúde do município de Acopiara-Ce. Pôde-se verificar a importância de promover a educação permanente para os agentes, pois houve troca de saberes e experiências. As oficinas possibilitaram que os ACS Mirins fossem habilitados junto à equipe multiprofissional como profissionais críticos, reflexivos, éticos e transformadores da realidade, capazes de desenvolver ações de promoção e prevenção de agravos na família e comunidade, por meio de processo educativo. Conclui-se que proposta pedagógica utilizada na educação permanente os considerou como sujeitos de um processo de construção de saberes e práticas sociais, tornando-os responsáveis por seus próprios processos de formação ao longo da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barros DF et al. O contexto da formação dos Agentes Comunitários de Saúde no Brasil. Texto Contexto Enferm, 2010.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Nº 2.488 de 21 de Outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

Silva LAA et al. Educação Permanente em Saúde e no trabalho de enfermagem: perspectiva de uma práxis transformadora. Revista Gaúcha de Enfermagem, 2010; 557-561.

Brasil. Ministério da Saúde. Guia prático do agente comunitário de saúde/Ministério da Saúde, Secretária de Atenção a Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília, 2009. 260 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

Cavalcante BLL, Lima UTS. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. J Nurs Health, Pelotas (RS) 2012 jan/jun; 1(2): 94-103.

Silva AC et al. Development of a virtual learning environment for cardiorespiratory arrest training. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2016; 50(6); 990-997.

Fernandes MCP, Backes VMS. Educação em saúde: perspectivas de uma equipe da Estratégia Saúde da Família sob a ótica de Paulo Freire. Revista Brasileira de Enfermagem, 2010; 63(4); 567-573.

Fujita, JAL et al. Uso da metodologia da problematização como Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico. Revista Portuguesa de Educação, 2011; 29(1); 229-258.

Fiocruz. Fundação Oswaldo Cruz. 2019. Fiocruz promove atividades para ensino sobre a dengue no campus de Manguinhos. Disponível em: https://agencia.fiocruz.br/fiocruz-promove-atividades-para-ensino-sobre-a-dengue-no-campus-de-manguinhos. Acesso em: 10/02/2020.

Downloads

Publicado

21-05-2021

Como Citar

1.
Cristina Gonçalves dos Santos J, Teixeira Pereira I, Moreira Maciel J, Gomes de Araújo P, Cristina de Sales A. EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COM CRIANCAS E ADOLESCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Cadernos ESP [Internet]. 21º de maio de 2021 [citado 28º de março de 2024];15(1):137-44. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/499

Edição

Seção

Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica
Received 2020-11-28
Accepted 2021-03-31
Published 2021-05-21

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)