A gestão do trabalho no campo da saúde mental

Desafios e possibilidades

Autores

  • Camila Alves Soares Graduação em Psicologia (UFC), Especialista em Gestão da Saúde (UNILAB) e em Saúde Mental (ESP-MG), Mestranda em Saúde Coletiva UFC.
  • Leilane Barbosa de Sousa Doutora em Enfermagem na Promoção da Saúde pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora efetiva do curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
  • Lucileide da Silva Tabosa Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Gestão da Saúde (UNILAB).
  • Viviane Vicente Queiroz Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Gestão da Saúde (UNILAB).

Palavras-chave:

Gestão do trabalho, Saúde Mental, Cuidado

Resumo

Objetivo: Analisar a gestão do trabalho em saúde mental em nível municipal, identificar facilidades e dificuldades encontradas pelos gestores do trabalho em saúde mental e verificar possíveis relações da gestão do trabalho com a qualidade do cuidado prestado aos usuários. Métodos: Trata-se de estudo descritivo realizado com profissionais do Centro de Atenção Psicossocial de um município da região metropolitana de Fortaleza. Os dados foram coletados por meio de entrevista e analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados: Os resultados possibilitaram a verificação de que existem facilidades na gestão no que se refere à estrutura física e trabalho interdisciplinar, mas identificam-se dificuldades decorrentes da desvalorização do trabalhador em detrimento de profissionais de outros tipos de serviços na rede de cuidados. Princípios como a gestão compartilhada e a cogestão ainda são considerados difíceis de implantar. Conclusão: Conclui-se que, para que a gestão do trabalho se efetive, ela necessita incluir toda a sua equipe, visto que o resultado da gestão perpassa o trabalho de todos os trabalhadores nela envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-10-2019

Como Citar

1.
Alves Soares C, Barbosa de Sousa L, da Silva Tabosa L, Vicente Queiroz V. A gestão do trabalho no campo da saúde mental: Desafios e possibilidades. Cadernos ESP [Internet]. 4º de outubro de 2019 [citado 28º de março de 2024];9(1):09-18. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/87

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)