Acolhimento como ferramenta de reorganização do processo de trabalho diante de eventos agudos
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Palavras-chave

Acolhimento,
Atenção à Saúde
Serviços de Saúde

Como Citar

1.
Salles Correia Lima de Carvalho L, Bertilia Chaves Costa F, Grassiely de Oliveira Branco J. Acolhimento como ferramenta de reorganização do processo de trabalho diante de eventos agudos . Cadernos ESP [Internet]. 4º de outubro de 2019 [citado 30º de novembro de 2021];10(2):46-5. Disponível em: //cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/106

Resumo

Na concepção da Atenção Primária à Saúde como porta de entrada para a Rede de Atenção à Saúde, a Unidade de Atenção Primária à Saúde utiliza o acolhimento como ferramenta de organização do processo de trabalho para proporcionar um melhor atendimento à demanda que busca a Atenção Básica. Objetivou-se descrever a implementação do processo de acolhimento com classificação de risco a eventos agudos da demanda espontânea como um instrumento de reorganização do processo de trabalho de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde em Fortaleza/CE. Estudo descritivo a partir de um relato de experiência. A proposta surgiu diante da necessidade de melhorar a assistência às pessoas que procuravam a Atenção Básica com eventos agudos. Diante disso, as equipes da Estratégia de Saúde da Família e a gestora da unidade reorganizaram o fluxo de entrada de pessoas da demanda espontânea, utilizando o processo de acolhimento com classificação de risco. Como produto final elaborou-se um fluxograma de orientação para o atendimento, tendo como referencial teórico as diretrizes do Ministério da Saúde para acolhimento e classificação de riscos. Ressalta-se ainda, dentro desse processo de reorganização do serviço, o monitoramento das ações desenvolvidas para que estas sejam avaliadas e reformuladas periodicamente. Entretanto, ainda se encontra em processo o empoderamento dos profissionais da instituição, para garantir que os usuários, ao chegarem na unidade, sejam recepcionados com cordialidade e orientados a respeito dos serviços ofertados e direcionados aos locais de atendimento.

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