Acolhimento na Estratégia Saúde da Família
Concepções de um grupo de trabalhadores
Palavras-chave:
Acolhimento, Atenção Primária à Saúde, Serviços de SaúdeResumo
O acolhimento possibilita regular o acesso por meio da oferta de ações e serviços mais adequados, contribuindo para a satisfação do usuário. É um arranjo tecnológico que busca garantir acesso aos usuários com o objetivo de escutar todos os pacientes, resolver os problemas mais simples e/ou referenciá-los se necessário. Neste contexto, o estudo teve como objetivo conhecer as concepções dos trabalhadores sobre acolhimento. Com abordagem qualitativa, desenvolvida com profissionais da Estratégia Saúde da Família de Fortaleza, Ceará; participaram 46 profissionais de nível superior, sendo 20 enfermeiros, 15 dentistas e 11 médicos. As informações foram coletadas com uma entrevista estruturada e organizadas com apoio do Discurso do Sujeito Coletivo. Emergiram sete categorias analíticas sobre o acolhimento: escuta qualificada; humanização do cuidado; importante e imprescindível; ainda não fazemos; como fazemos; dificuldades no fazer; as vantagens. Os discursos evidenciam o reconhecimento deste modelo de organização na atenção primária em saúde, mas relevam as dificuldades em seu processo de implementação e qualificação. Os sujeitos entendem o Acolhimento
enquanto sendo uma escuta qualificada, humanizador, imprescindível na Unidade de Saúde, prática integrada ao cotidiano da equipe, resolutivo e produtor de saúde e o reconhecem enquanto desafiador, com necessidade de reformulações para sua efetiva implantação e consolidação. Neste cenário, acolhimento é um instrumento importante, pois deve ser apropriado por todos os trabalhadores de saúde em todos os setores do atendimento. Assim, não se limita ao ato de receber, mas a uma sequência de atos e modos que compõem o processo de trabalho em saúde.
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