Acolhimento na Estratégia Saúde da Família

Concepções de um grupo de trabalhadores

Autores

  • Alzira Maria Tavares Monteiro Pedagoga. Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. Apoiadora Regional do Projeto de Qualificação de Gestores do SUS do Ceará pela Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP.
  • Eliany Nazaré Oliveira Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.
  • Kelly Linhares Vasconcelos Enfermeira. Enfermeira da Santa Casa de Misericórdia de Sobral – Ceará
  • Amanda Mabel Ferreira Linhares Enfermeira Graduada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.
  • Manuelle Maria Marques Matias Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.
  • Ângelo Brito Rodrigues Enfermeiro. Mestre em Saúde Pública. Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

Palavras-chave:

Acolhimento, Atenção Primária à Saúde, Serviços de Saúde

Resumo

O acolhimento possibilita regular o acesso por meio da oferta de ações e serviços mais adequados, contribuindo para a satisfação do usuário. É um arranjo tecnológico que busca garantir acesso aos usuários com o objetivo de escutar todos os pacientes, resolver os problemas mais simples e/ou referenciá-los se necessário. Neste contexto, o estudo teve como objetivo conhecer as concepções dos trabalhadores sobre acolhimento. Com abordagem qualitativa, desenvolvida com profissionais da Estratégia Saúde da Família de Fortaleza, Ceará; participaram 46 profissionais de nível superior, sendo 20 enfermeiros, 15 dentistas e 11 médicos. As informações foram coletadas com uma entrevista estruturada e organizadas com apoio do Discurso do Sujeito Coletivo. Emergiram sete categorias analíticas sobre o acolhimento: escuta qualificada; humanização do cuidado; importante e imprescindível; ainda não fazemos; como fazemos; dificuldades no fazer; as vantagens. Os discursos evidenciam o reconhecimento deste modelo de organização na atenção primária em saúde, mas relevam as dificuldades em seu processo de implementação e qualificação. Os sujeitos entendem o Acolhimento
enquanto sendo uma escuta qualificada, humanizador, imprescindível na Unidade de Saúde, prática integrada ao cotidiano da equipe, resolutivo e produtor de saúde e o reconhecem enquanto desafiador, com necessidade de reformulações para sua efetiva implantação e consolidação. Neste cenário, acolhimento é um instrumento importante, pois deve ser apropriado por todos os trabalhadores de saúde em todos os setores do atendimento. Assim, não se limita ao ato de receber, mas a uma sequência de atos e modos que compõem o processo de trabalho em saúde.

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Publicado

19-09-2019

Como Citar

1.
Tavares Monteiro AM, Nazaré Oliveira E, Linhares Vasconcelos K, Mabel Ferreira Linhares A, Maria Marques Matias M, Brito Rodrigues Ângelo. Acolhimento na Estratégia Saúde da Família: Concepções de um grupo de trabalhadores. Cadernos ESP [Internet]. 19º de setembro de 2019 [citado 4º de novembro de 2024];6(1):42-53. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/38

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