EDUCAÇÃO PARA MORTE

FORMAÇÃO EM TANATOLOGIA PARA ATUAÇÃO EM SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v16i1.557

Palavras-chave:

Tanatologia, Educação Continuada, Luto, Morte, Profissionais de saúde

Resumo

A morte, esse evento natural e inevitável, traz consigo diversas representações, de acordo com o contexto histórico em que está inserida. A partir da evolução da ciência, a morte passou a ser vista enquanto fracasso e tabu, produzindo angústia e medo. Nesse contexto, entende-se que a negação desse evento provoca sofrimento intenso, principalmente para os profissionais de saúde que estão em contato direto com o mesmo. A escassez de espaços que promovem uma capacitação teórico-técnica-emocional sobre o processo de morte e o morrer resulta em profissionais pouco preparados para lidar com situações de terminalidade, o que pode ocasionar adoecimentos psíquicos e físicos e afetar diretamente a qualidade da assistência prestada aos pacientes e aos seus familiares. Diante disso, esse manuscrito descritivo e exploratório busca relatar, a partir do olhar da equipe organizadora de uma instituição de ensino em saúde de Fortaleza, a experiência da construção de uma formação teórico-vivencial em Tanatologia para estudantes e profissionais da área da saúde. Acreditamos que a criação dessas formações possa contribuir para a minimização do estigma da morte e para a qualificação da assistência em saúde, possibilitando o reconhecimento e compartilhamento das dificuldades e potencialidades frente ao encontro com a morte e o morrer.

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Referências

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Publicado

03-03-2022

Como Citar

1.
Gomes Lopes F, Sabino Paiva G, Fernandes Farias N, Santos Cassiano I, Silveira Penha P. EDUCAÇÃO PARA MORTE: FORMAÇÃO EM TANATOLOGIA PARA ATUAÇÃO EM SAÚDE . Cadernos ESP [Internet]. 3º de março de 2022 [citado 24º de abril de 2024];16(1):122-7. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/557

Edição

Seção

Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica
Received 2021-04-27
Accepted 2021-07-23
Published 2022-03-03