A gestão do trabalho na Estratégia Saúde da Família

a perspectiva dos gestores em Sobral-CE

Autores

  • Tiago José Silveira Teófilo Enfermeiro. Mestrando em Clínica Médica pelo Programa de Pós- Graduação em Clínica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Professor Visitante da Escola de Saúde Pública do Ceará.
  • Ana Ester Maria Melo Moreira Psicóloga. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará, Professora do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, Coordenadora de Projetos do Centro de Educação Permanente de Gestão em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará.

Palavras-chave:

Administração de Recursos Humanos em Saúde, Gestão em Saúde, Programa Saúde da Família

Resumo

Há consenso entre os que constroem o sistema de saúde no Brasil de que ainda não se conseguiu implantar políticas de gestão do trabalho condizentes com suas necessidades. A intensificação da municipalização gerou processos de precarização do trabalho em saúde, em especial na atenção primária. Objetivouse analisar as estratégias de gestão do trabalho utilizadas pelo sistema municipal de saúde de Sobral - Ceará na Estratégia Saúde da Família a partir da visão dos gestores. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratório - descritiva com enfoque qualitativo. Os sujeitos do estudo foram três gestores da gestão central da Secretaria de Saúde de Sobral. Para coleta de dados, aplicou-se entrevista semi-estruturada. A análise dos dados deu-se por meio da hermenêutica dialética. Os gestores acenaram para a importância da gestão do trabalho, porém, seus discursos foram reveladores da ausência de prioridade e escassa organização sistemática das ações de valorização dos trabalhadores. Novos arranjos sistematizados e processos de negociação devem fortalecer as possibilidades de valorização dos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-09-2019

Como Citar

1.
Silveira Teófilo TJ, Melo Moreira AEM. A gestão do trabalho na Estratégia Saúde da Família : a perspectiva dos gestores em Sobral-CE . Cadernos ESP [Internet]. 19º de setembro de 2019 [citado 20º de abril de 2024];5(2):09-25. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/58