Abuso Sexual contra crianças

Evidências para o cuidado de enfermagem

Autores

  • Amanda Peres Lustosa Graduação em enfermagem pela Faculdades Nordeste – FANOR. Cursando Residência Integrada em Saúde na ênfase de Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Ceará.
  • Aline de Souza Pereira Graduação em enfermagem pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Docente da FANOR. Doutorado em andamento em Saúde Coletiva – Universidade Estadual do Ceará - UECE.
  • Deborah Pedrosa Moreira Graduação em enfermagem pela UNIFOR. Doutorado em andamento em Saúde Coletiva – UECE.
  • Anna Paula Sousa da Silva Graduação em enfermagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Docente da FANOR. Doutora em Enfermagem pela UFC.
  • Lívia de Andrade Marques Graduação em enfermagem pela UNIFOR. Mestrado em andamento em Saúde Pública pela UFC.
  • Luiza Jane Eyre de Souza Vieira6 Graduação em enfermagem pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL. Doutora em Enfermagem pela UFC.

Palavras-chave:

Abuso Sexual na Infânica, Violência Sexual, Enfermagem

Resumo

Objetivo: A Revisão Integrativa da literatura propôs analisar as evidências disponíveis sobre o abuso sexual contra crianças e a atuação da enfermagem diante desses casos. Método: Para a seleção dos artigos utilizou-se três bases de dados, Lilacs, Medline e Bdenf, constituindo-se uma amostra de onze artigos, a partir dos descritores controlados: Violência Sexual, Abuso sexual na infância e Enfermagem. Resultado: Após análise dos artigos incluídos na revisão, os resultados foram apresentados em forma de categorias que mostraram evidências relacionadas às características de crianças vítimas de abuso sexual, dificuldades dos enfermeiros ao prestar assistência de enfermagem, os obstáculos que emergem da prática de notificação e os cuidados de enfermagem que englobam a temática abordada. Conclusão: Consideramos que a realização do trabalho promoveu o desenvolvimento de conhecimentos que poderão contribuir para a prática de enfermagem, possibilitou uma visualização mais ampla referente a temática e alertou para uma reflexão crítica e discussões que reafirmem e promovam mais visibilidade do problema.Palavras ? chave: Abuso sexual na infância. Violência sexual. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-10-2019

Como Citar

1.
Peres Lustosa A, de Souza Pereira A, Pedrosa Moreira D, Sousa da Silva AP, de Andrade Marques L, Eyre de Souza Vieira6 LJ. Abuso Sexual contra crianças: Evidências para o cuidado de enfermagem. Cadernos ESP [Internet]. 4º de outubro de 2019 [citado 29º de março de 2024];8(2):50-63. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/141

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)