MANIFESTAÇÕES DE VIOLÊNCIA RETRATADAS PELOS ALUNOS NA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

UM RECORTE TEMÁTICO DA PERCEPÇÃO DO ALUNO

Autores

  • Kátia Costa Savioli Terapeuta Ocupacional. Discente da Residência Multiprofi ssional em Saúde da Família/Comunidade. Secretaria de Saúde de Fortaleza. Sistema Municipal de Saúde/Escola.
  • Aline de Souza Pereira Enfermeira. Discente do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Bolsista CNPq.
  • Deborah Pedrosa Moreira Enfermeira. Discente do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Bolsista CAPES.
  • Luiza Jane Eyre de Souza Vieira Enfermeira. Docente da graduação de Enfermagem e do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Bolsista de Produtividade do CNPq. Instituto Dr. José Frota – IJF.
  • Ana Cléa Veras Camurça Vieira Mestre em Educação em Saúde. Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Palavras-chave:

Violência, Saúde escolar, Educação, Promoção da saúde

Resumo

O estudo pretende ampliar a discussão sobre o termo violência na escola, a partir da percepção do aluno, por ser complexo e multifacetado em constante transformação de signifi cados de acordo com tempo, valores e contextos. Refere-se a um recorte parcial dos dados da pesquisa intitulada "Portfólio como atividade signifi cativa da Terapia Ocupacional na prevenção da violência na escola". Focaliza discussões sobre as manifestações de violência na escola para ampliação de estratégias de promoção em saúde. Utilizou-se a abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante, na Escola de Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública, no Município de Fortaleza-CE, no período de agosto a setembro de 2008. Participaram 10 adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 12 a 15 anos. Os dados foram obtidos por entrevistas utilizando o grupo focal e a interpretação dos resultados segue a análise temática de Minayo8. Os achados representam a violência na concepção do aluno com relação direta com a agressão, notificada exaustivamente como física, representada de forma explícita, deixando marcas visíveis no corpo da vítima, além do desrespeito e desmoralização na relação entre alunos, assim como professores e alunos e vice versa. Outra forma é o vandalismo no ambiente escolar e está entre as manifestações mais comuns, caracterizando-se pelo desperdício e depredação do patrimônio público. Citam-se outras formas de violência, caracterizados por comportamentos prepotentes e agressivos chamados de bullying. Permitiu aos adolescentes refl exões sobre suas ações, atitudes e percepções, e sensibilizar os gestores sobre a importância de ações educativas nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-09-2019

Como Citar

1.
Costa Savioli K, de Souza Pereira A, Pedrosa Moreira D, Jane Eyre de Souza Vieira L, Veras Camurça Vieira AC. MANIFESTAÇÕES DE VIOLÊNCIA RETRATADAS PELOS ALUNOS NA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA : UM RECORTE TEMÁTICO DA PERCEPÇÃO DO ALUNO . Cadernos ESP [Internet]. 17º de setembro de 2019 [citado 29º de março de 2024];3(1):33-9. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/26

Edição

Seção

Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)