Os cuidados essenciais com os pés

Percepções de diabéticos ulcerados

Autores

  • Fabrícia Salvador Bezerra Graduada em Fisioterapia. Mestre em Saúde Pública. Fisioterapeuta do Laboratório de Fisioterapia Metabólica e Pé Diabético. Universidade Federal do Ceará.
  • Fabíola Monteiro de Castro Graduada em Fisioterapia. Mestre em Saúde Coletiva. Universidade Federal do Ceará.
  • Paula Jordana Silva dos Santos Cesconetto Graduada em Fisioterapia. Universidade Federal do Ceará.
  • Carlos André Moura Arruda Graduado em Pedagogia. Mestre em Saúde Pública. Professor Adjunto I da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará – FAECE.
  • Virgínia Oliveira Fernandes Graduada em Medicina. Mestre em Saúde Pública. Médica Endocrinologista do Hospital Universitário Walter Cantídio – HUWC. Universidade Federal do Ceará.
  • Marivaldo Loyola Aragão Graduado em Medicina. Universidade Federal do Ceará.
  • Jackeline Almeida Bezerra Graduada em Fisioterapia.
  • Renan Magalhães Montenegro Júnior Graduado em Medicina. Doutor em Clínica Médica. Professor Adjunto do Departamento de Saúde Comunitária, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará.

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Complicações do diabetes, Pacientes, Percepção

Resumo

Este manuscrito objetivou apreender a percepção dos pacientes com diabetes mellitus (DM) acerca dos cuidados essenciais com os pés. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Ocorreu no Centro de Saúde da Família Anastácio Magalhães em Fortaleza/Ceará e contou com oito entrevistados, sendo sete deles do sexo masculino, com idade média de 47 anos, seis com ensino fundamental incompleto, com amputações, aposentados ou recebendo ajuda de familiares. Utilizou-se a técnica de Análise de Discurso. Alguns entrevistados afirmaram que não houve alteração em seus sentimentos e emoções, da mesma forma que outros afirmaram que sim. Após a autoafirmação da doença, surgiram algumas curiosidades sobre as modificações ocorridas no dia a dia relacionadas à alimentação e ao cuidado com os pés. Considerou-se que as ações de promoção de saúde são essenciais para prevenção, controle e tratamento do DM, visando à difusão do conhecimento acerca da doença, consequências, complicações e importância no seu controle para melhorar a qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-10-2019

Como Citar

1.
Salvador Bezerra F, Monteiro de Castro F, Silva dos Santos Cesconetto PJ, Moura Arruda CA, Oliveira Fernandes V, Loyola Aragão M, Almeida Bezerra J, Magalhães Montenegro Júnior R. Os cuidados essenciais com os pés: Percepções de diabéticos ulcerados. Cadernos ESP [Internet]. 3º de outubro de 2019 [citado 29º de março de 2024];8(2):09-1. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/126

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)