INTERVENÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA GESTAÇÃO

Autores

  • Jamille de Lima Santos Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE
  • Laura Camila Universidade Potiguar - UNP

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional, Saúde Materno-Infantil, Estratégia Saúde da Família

Resumo

O estudo objetiva conhecer a percepção das gestantes atendidas na Atenção Primária à Saúde de Aracati/CE sobre aspectos da alimentação e nutrição na saúde materna e infantil e avaliar o efeito de intervenções de Educação Alimentar e Nutricional. Estudo exploratório e descritivo, de natureza qualitativa, constituído por 18 gestantes no Pré-Natal da Unidade Básica de Saúde Abengruta II, entre agosto e outubro de 2019. Foram executadas 4 etapas: 1) entrevista com as participantes; 2) aplicação do grupo focal inicial; 3) intervenção educativa/oficinas temáticas e 4) realização do grupo focal final. Utilizou-se a técnica qualitativa Análise do Discurso. Observou-se que a maioria encontrava-se na faixa etária de 32 a 39 anos, possuía o ensino médio completo e renda de até 1 salário mínimo. Além disso, verificou-se que todas eram casadas ou moravam com o companheiro, mais da metade estava no segundo trimestre gestacional, aproximadamente 66% iniciaram a gestação com sobrepeso ou obesidade e, no momento da entrevista, 77,8% foram classificadas com sobrepeso ou obesidade. Nas oficinas, as gestantes consolidaram o conhecimento e sentiram-se mais seguras em aderir às orientações nutricionais. A maioria possuía conhecimento prévio sobre alimentação e nutrição e as oficinas parecem estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis.

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Publicado

19-04-2021

Como Citar

1.
de Lima Santos J, Pereira Liberalino LC. INTERVENÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA GESTAÇÃO. Cadernos ESP [Internet]. 19º de abril de 2021 [citado 22º de novembro de 2024];15(1):87-98. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/501
Received 2020-12-08
Accepted 2021-03-22
Published 2021-04-19

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