TEACHING INTERNSHIP IN MASTER’S DEGREE IN DENTAL SCIENCES: AN EXPERIENCE REPORTTEACHING INTERNSHIP IN MASTER’S DEGREE IN DENTAL SCIENCES: AN EXPERIENCE REPORT

ESTÁGIO DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DO MESTRE EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Isabela Dantas Torres de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Boniek Castillo Dutra Borges Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Ensino, Odontologia, Relações interpessoais

Resumo

As universidades são importantes formadoras de opinião e geradoras de conhecimento ancoradas nos pilares de ensino, pesquisa e extensão. Assim, foi estabelecido que o mestrando/doutorando seja inserido nessas atividades sob supervisão. O presente estudo é um relato sobre as atividades desenvolvidas e a experiência vivenciada no Estágio Docência no curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estágio teve duração de um ano, tendo início no segundo semestre de 2018 como estágio voluntário, e conclusão no primeiro semestre de 2019 como estágio obrigatório. Desenvolveu-se um plano de docência assistida e um relatório semestral como pré-requisito do estágio. O Estágio Docência proporcionou uma oportunidade de inter-relacionamento que foi além do conteúdo e dos planos, excedendo a expectativa ao lidar com situações complexas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Dantas Torres de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Cirurgiã-dentista pela UFRN / Mestranda em Ciências Odontológicas com área de concentração em Clínicas Odontológicas pela UFRN

Boniek Castillo Dutra Borges , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Odontologia com área de concentração em Dentística pela UPE / Professor Adjunto do Departamento de Odontologia da UFRN

Referências

1. Puhl MJ. O conhecimento e o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Rev HISTEDBR On-line. 2016;(69):222–32.
2. Ribeiro VMB, Leher EMT, Gomes MPC, Rocha HC, Maia MV, Romano VF. Formação de professores e preceptores no contexto de inovações curriculares. Rev Docência do Ensino Super. 2015;5(2):57–77.
3. Scherre PP. (Trans)formação do ser docente-pesquisador: reconstrução da matriz pedagógica-pesquisadora à luz da complexidade e da transdisciplinaridade. Rev Docência do Ensino Super. 2016;6(2):311–3.
4. Gerez AG, do Amaral DM, da Silva IM, Giovedi VM. Didática freireana no Ensino Superior: uma experiência na disciplina de Didática. Rev Docência do Ensino Super. 2018;8(2):14–29.
5. Dwek M, Motta ACGD, Thiollent MJ-M. Relato de experiência da disciplina “seminários de docência” do programa de engenharia de produção da COPPE/UFRJ. Rev Docência do Ensino Super. 2015;5(1):37–66.
6. da Silva RR, Santos RL, de Amorim JF. A teoria e a prática caminhando de mãos dadas: a experiência docente no eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade. Rev Docência do Ensino Super. 2018;8(1):179–88.
7. Reul MA, de Lima ED, Irineu KN, Lucas RSCC, Costa EMMB, Madruga RCR. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na graduação em Odontologia e a contribuição da monitoria - relato de experiência. Rev da ABENO. 2016;16(2):62–8.
8. Baltazar MMM, Bastos CCBC, Werneck RI, Gabardo MCL, Moysés ST, Moysés SJ. Tensions and transformations in developing the university professor in Dentistry: a cross-sectional study. Rev da ABENO. 2017;17(2):2–10.
9. Brasil. Portaria CAPES no 76, de 14 de abril de 2010. Diário Of da União. 2010;
10. Brasil. Ministério da Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Resolução no 063/2010-CONSEPE, de 20 de abril de 2010. 2010;
11. da Conceição JS, Nunes CMF. Saberes docentes e professores iniciantes: dialogando sobre a formação de professores para o ensino superior. Rev Docência do Ensino Super. 2015;5(1):9–36.
12. Alonso JL, Herrera MS, Nápoles YS, de Oca CAM, Zamora MC. Valoración del proceso docente educativo del internado de la carrera de Estomatología en Camagüey. Humanidades Médicas. 2018;18(3):455–68.
13. Borges RM, González FJ. O início da docência universitária : a importância da experiência como monitor em disciplinas acadêmicas. Rev Docência do Ensino Super. 2017;7(2):50–62.
14. Baltazar MMM, Bastos CCBC, Gabardo MCL, Flôres LCP, Werneck RI, Moysés ST, et al. Training and evaluation of professors of dentistry in postgraduate programmes in Brazil. Eur J Dent Educ. 2019;23(2):168–74.
15. Neto JGP, Parente NN, de Fraga WB. Uma análise das concepções discentes acerca da monitoria no curso de licenciatura em física no IFCE. Rev Docência do Ensino Super. 2019;9:e002587.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

1.
Dantas Torres de Araújo I, Castillo Dutra Borges B. TEACHING INTERNSHIP IN MASTER’S DEGREE IN DENTAL SCIENCES: AN EXPERIENCE REPORTTEACHING INTERNSHIP IN MASTER’S DEGREE IN DENTAL SCIENCES: AN EXPERIENCE REPORT: ESTÁGIO DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DO MESTRE EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Cadernos ESP [Internet]. 30º de dezembro de 2020 [citado 21º de novembro de 2024];14(2):37-42. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/420

Edição

Seção

Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica
Received 2020-07-09
Accepted 2020-12-30
Published 2020-12-30