ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

PERCEPÇÕES DE DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v16i3.836

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Coronavírus, Educação à Distância

Resumo

Analisar na literatura científica as dificuldades no ensino remoto nos cursos de enfermagem durante a pandemia do covid-19. Trata-se de uma revisão integrativa realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas bases de dados SciELO, PubMed/Medline e LILACS em fevereiro de 2022, utilizando os descritores: Educação em enfermagem, Coronavírus e Ensino online; fizeram parte da amostra 10 artigos. Os alunos enfrentaram dificuldades relacionadas ao acesso a tecnologias como computadores e até mesmo ao sinal de internet, assim como dificuldades com fatores intrísecos, como autonomia, motivação, administração de tempo e sinais e sintomas relacionados à ansiedade. Como limitações do estudo ressalta-se que ainda há poucas publicações sobre a temática proposta. Sugere-se a realização de pesquisas pelas instituições de ensino no intuito de se conhecer melhor as necessidades dos seus alunos, bem como políticas mais efetivas para melhorar o acesso as tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Freitas A, Donaliso MR, Napimoga M. Análise da gravidade da pandemia do covid-19.Epidemio. Serv. Saúde. 2020; 10(2) : 1-5.

Barreto ACF, Rocha DS. Covid-19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar- Educação, cultura e Sociedade[internet]. 2020; 2(1) :1-11. Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480/pdf

Ministério da Saúde[BR]. Resposta nacional e internacional de enfrentamento ao novo coro-navírus. Brasília: Ministério da Saúde[internet], 2020. Disponível em: <https://coronavirus.saude.gov.br/resposta-brasileira-a-emergencia>. Acesso em: 10/11/2020.

BRASIL. PORTARIA No 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020 - DOU - Imprensa Nacional [Inter-net]. 2020 (a). Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou. Acesso 19 Set. 2020.

Casagrande R. Coronavírus no Brasil: como a pandemia prejudica a educação. Rev Guia do Estudante. 2020; 3(1): 1-9.

Caetano R,Silva AB, Guedes ACCM, Paiva CCN, Ribeiro GR, Santos DL, Silva RM. Desafios e oportunidades para telessaúde em tempos da pandemia pela COVID-19: uma reflexão sobre os espaços e iniciativas no contexto brasileiro. Cad. Saúde Pública. 2020;36 (5):1-16.

Cunha ICKO et al. Ações e estratégias de escolas e departamentos de enfermagem de univer-sidades federais frente à COVID-19. Enfer. Foco.2020; 11(1):48-57.

Gonçalves EP. Iniciação à pesquisa científica. 2 ed., Campinas, SP: Editora Alínea; 2001.

Bastos MC, Carnavarro DA, Campos LM, Shulz, RS, Santos JB, Santos CF. Ensino remoto emergencial na graduação em enfermagem: relato de experiência na COVID-19. REME-Rev Min Enferm[internet].2020;24(1): 1-6. Disponível em : http://reme.org.br/exportar-pdf/1495/e1335.pdf

Antunes FR, Pina-Oliveira A.A, Apostólico M.R, Puggina AC. Motivação de alunos da área da saúde em disciplinas totalmente a distância: influência socioeconômica. Cogitare Enferm. 2019; 2(4): 1-13.

Avancini M. Os desafios do uso da EAD no contexto do avanço do coronavírus. Rev Jeduca. 2020; 10 (6): 1-7.

Torres ACM, Costa ACN, Alves LRG. Educação e Saúde: reflexões sobre o contexto univer-sitário em tempos de COVID-19. Rev. Baiana enferm. 2020; 22 (5): 1-11.

Oliveira LMA et al. Ensino Remoto nos Cursos de Enfermagem. Rev. Baiana enferm.2017; 31(3): 1-12.

Morais NS, Batista J, Ramos F. Impactos associados ao uso de tecnologias da comunicação em contextos de aprendizagem: a percepção e a influência do género nos estudantes do ensino superior português. Indagatio Didactica.2016; 6(1): 312-319, 2016.

Bastos MC, Carnavarro DA, Campos LM, Shulz, RS, Santos JB, Santos CF. Ensino remoto emergencial na graduação em enfermagem: relato de experiência na COVID-19. REME-Rev Min Enferm [internet].2020;24(1): 1-6. Disponível em : http://reme.org.br/exportar-pdf/1495/e1335.pdf

Costa R et al. Ensino de enfermagem em tempos de COVID-19: como se reinventar nesse contexto. Texto e Contexto Enfermagem.2020; 29(2):1-3.

Sathler, L. Educação pós-pandemia e a urgência da transformação digital – Anup [Internet]. 2020; 21 (1):1-8. Disponível em: https://anup.org.br/noticias/educacao-pos-pandemia-e-a-urgencia-datransformacao-digital/.

Girotto CGGS, Silva GF, Magalhães C. Frinet, Vigotsky e Bakhtin: uma aproximação possí-vel ao acesso à cultura escrita. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. 2018; 13 (1): 155-174.

Bastos MC, Carnavarro DA, Campos LM, Shulz, RS, Santos JB, Santos CF. Ensino remoto emergencial na graduação em enfermagem: relato de experiência na COVID-19. REME-Rev Min Enferm[internet].2020;24(1): 1-6. Disponível em : http://reme.org.br/exportar-pdf/1495/e1335.pdf

Avelino CCV, Costa LCS, Buchhorn SMM, Nogueira DA, Goyatá SLT. Teaching-learning evaluation on the ICNP® using virtual learning environment. Rev Bras Enferm. 2017; 70 (3): 602-609.

Conselho Federal de Enfermagem[COFEN].Quatro perguntas sobre o COFEN e a EAD na enfermagem [Internet]. Brasília: 27 jan 2017.Disponível em: http://www.cofen.gov.br/4-perguntas-sobre-o-cofen-e-o-ead-na-enfermagem_48429.html.

Silva LTC et al. Percepções de estudantes de enfermagem sobre educação a distância. Ciênc Enferm. 2016; 22 (2):129-139.

Conselho Nacional de Saúde[BR]. Nota Pública contra a Graduação a Distância na Área de Saúde. Brasília: Conselho Nacional de Saúde[internet], 2018.Disponível em: http://conselho.saude.gov.br.

Leite KNS et al. O uso da tecnologia da informação e comunicação entre professores à luz da teoria fundamentada. J Nurs UFPE [online].2016; 10(2): 515-523. Disponível em: http://www.revista.ufpe.br/ revistaenfermagem/index.php/revista/article/ view/8804/pdf_9570.

Bezerra IMP. Estado da arte sobre o ensino de enfermagem e os desafios do uso de tecnolo-gias remotas em época de pandemia do coronavírus. J Hum Growth[online]. 2020; 30(1): 141-147. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/jhgd/article/download/10087/6379/32649

Tomaz JBC. EDUCAÇÃO NA SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES: HEALTH EDUCATION IN PANDEMIC TIMES: CHALLENGES AND OPPORTUNITIES. Cadernos ESP [Internet]. 30º de dezembro de 2020 [citado 9º de março de 2022];14(2):7-9. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/510

Teixeira, AC. A educação em um contexto de cibercultura. Rev Esp Acad.2012; 12 (139): 25-32.

Downloads

Publicado

30-09-2022

Como Citar

1.
Cavalcante Bernardino W, Vilarouca Filho E. ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19: PERCEPÇÕES DE DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM. Cadernos ESP [Internet]. 30º de setembro de 2022 [citado 3º de dezembro de 2024];16(3):52-61. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/836
Received 2022-03-09
Accepted 2022-04-25
Published 2022-09-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)