AVALIAÇÃO COGNITIVA DE IDOSOS ASILADOS UTILIZANDO O MINIEXAME DO ESTADO MENTAL

Autores

  • Carla Targino da Silva Bruno Aluna do Curso de Enfermagem da UFC- Ceará. Bolsista de Iniciação científica CNPq/PIBIC
  • Marilia Braga Marques Aluna do Curso de Enfermagem da UFC-Ceará. Bolsista de Iniciação científica UFC/PIBIC.
  • Maria Josefina da Silva Docente do Curso de Enfermagem da UFC-Ceará. Doutora em Enfermagem. Orientadora de Iniciação Científica.

Palavras-chave:

Idoso, Saúde do idoso, Cognição, Avaliação Geriátrica

Resumo

O envelhecimento populacional e as dificuldades de permanência do idoso no seu contexto familiar fazem como que, cada vez mais idosos residam em instituições silares, na maioria das vezes, por opção da família. Este aspecto contribui para que o idoso se distancie do seu contexto, afetando sua capacidade cognitiva. Este estudo teve como objetivo avaliar a capacidade cognitiva através do Miniexame do Estado Mental. Estudo transversal. As funções cognitivas dos idosos asilados, de modo geral, encontram-se preservadas nos seus aspectos mais relevantes, como orientação, possibilitando a cotidianidade; memória remota preservando a história do idoso, tão importante para ele vivendo em uma instituição e longe de suas referências de vida preservando sua identidade. Podem ser tomadas medidas para preservar a capacidade cognitiva do idoso asilado, buscando uma abordagem multiprofissional e se utilizando recursos simples.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-09-2019

Como Citar

1.
Targino da Silva Bruno C, Braga Marques M, da Silva MJ. AVALIAÇÃO COGNITIVA DE IDOSOS ASILADOS UTILIZANDO O MINIEXAME DO ESTADO MENTAL. Cadernos ESP [Internet]. 16º de setembro de 2019 [citado 22º de dezembro de 2024];2(1):51-9. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/13