UM OLHAR ANALÍTICO SOBRE AS ÁGUAS ENVASADAS NO ESTADO DO CEARÁ

Autores

  • Leandra Claudio Almeida Química, Pós-graduada em Vigilância Sanitária pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará.
  • Marcelo Ivan Rojas Burgoa Veterinário, Mestre em Produção e Reprodução de Pequenos Rum. pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Vanessa Alencar de Araújo Odontóloga, Mestre em Saúde Pública pela University of Texas at Austin, UT, Estados Unidos.
  • Lisidna Almeida Cabral Nutricionista, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Maria Tereza Pinto da Costa Bióloga, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Cintia de Brito Melo Bióloga, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Antônio Carlos Araújo Fraga Farmacêutico, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Águas envasadas, Amostras, Legislação

Resumo

Devido ao cenário nordestino, quanto à disposição de água de boa qualidade para o consumo
humano, surgiram no mercado as águas envasadas. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade
das águas envasadas (minerais e adicionadas de sais) no estado do Ceará e as legislações. Para isso foram analisados os laudos expedidos pelo Laboratório Central do Ceará, pertencente ao Programa Estadual de Monitoramento das Águas Envasadas, no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2016. Os resultados insatisfatórios das análises microbiológicas de amostras de água mineral foram 17,7% em 2015 e 23,5% em 2016, e de amostras de água adicionada de sais 10,7% em 2015 e 22,9% em 2016. Com relação às análises físico-químicas, apenas o total de sais adicionados das águas adicionadas de sais se mostraram insatisfatórios com um percentual de 55,5% em 2015 e 44,4% em 2016. Várias incoerências são encontradas na legislação vigente. Mesmo assim, uma parte expressiva dos produtos ainda se encontra inapropriada para o consumo. Conclui-se que um alto índice de amostras de águas minerais e águas adicionadas de sais estão insatisfatórias em relação aos parâmetros microbiológicos, enquanto que no parâmetro físico-químico (sais adicionados) este índice ocorreu apenas nas águas adicionadas de sais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-12-2019

Como Citar

1.
Almeida LC, Rojas Burgoa MI, Alencar de Araújo V, Almeida Cabral L, Pinto da Costa MT, de Brito Melo C, Araújo Fraga AC. UM OLHAR ANALÍTICO SOBRE AS ÁGUAS ENVASADAS NO ESTADO DO CEARÁ. Cadernos ESP [Internet]. 19º de dezembro de 2019 [citado 29º de março de 2024];13(2):24-37. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/196

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)